Fale Conosco

24 de janeiro de 2013

SES realiza qualificação para Agentes de Controle de Endemias em Itabaiana



A Gerência Operacional de Vigilância Ambiental e o Núcleo de Fatores Biológicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizam uma qualificação para o processo de trabalho do controle da dengue. A capacitação é destinada aos Agentes de Controle de Endemias da 12ª Gerência Regional de Saúde (GRS), no município de Itabaiana. De acordo com a gerente operacional de Vigilância Ambiental da SES, Djanira Lucena, essa qualificação está sendo realizada para fortalecer o combate à dengue nos municípios da região. “Detectamos as fragilidades de alguns municípios. Vimos que algumas gerências necessitam de apoio mais efetivo e enviamos dois técnicos para lá”, disse.

A qualificação apresenta um breve histórico do Aedes aegypti no Brasil. Segundo Djanira a exibição desse histórico é importante para situar os agentes. “Começamos fazendo esse levantamento para eles se situarem, para que possam entender o hoje e compreendam como isso surgiu”, conta. Serão exibidas as características do vetor e seu ciclo biológico, apresentação dos produtos químicos e seu uso adequado, processo de trabalho em campo, apresentação de trabalhos práticos e espaço para debates.

Ainda segundo Djanira, a SES priorizou os municípios onde houve maior mudança de agentes. “Estamos priorizando as gerências que têm um número maior de mudança de agentes, por isso estamos fazendo essa qualificação com a 12ª GRS. Fizemos uma capacitação, ano passado, para gerências e esta semana a gente começa a capacitar os agentes. Estamos agindo de duas maneiras, capacitando os agentes para trabalho em campo e capacitando, junto com as gerências, para a realização do Levantamento Rápido de Índices do Aedes aegypti (LIRAa). A qualificação é voltada para os novos Agentes de Controle de Endemia da 12ª GRS, mas está aberta aos agentes antigos que queiram se atualizar.