Fale Conosco

16 de novembro de 2011

SES realiza oficina sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem



O Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, que integra a rede hospitalar do Estado, realiza nesta quinta-feira (17) uma oficina sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).  O evento, que começa às 8h, com previsão de término para o meio-dia, vai reunir cerca de 50 enfermeiros e técnicos de enfermagem da unidade de saúde. O tema será abordado pelo enfermeiro fiscal do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) Alecsandro Rocha.

De acordo com o chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Juliano Moreira, Madson Souza, o Conselho Federal de Enfermagem instituiu, a partir da resolução 272/2002, a obrigatoriedade de  implantação da SAE em Instituições de saúde públicas e privadas. “A SAE se constitui em um instrumento importante para o enfermeiro qualificar sua assistência e satisfazer as necessidades de saúde do usuário, da família e da coletividade”, explicou.

Madson Souza afirmou que a SAE é um processo constituído de etapas que são aplicadas no dia-a-dia pelo enfermeiro para que ele possa coordenar o trabalho de sua equipe. No Juliano Moreira, a SAE já era executada, só que os instrumentos utilizados não permitiam maior singularidade. Para melhor a sistematização, a Coordenação de Enfermagem achou por bem realizar essa oficina, que vai nortear os processos de mudanças na implementação da Sistematização.