Fale Conosco

12 de março de 2013

SES realiza oficina sobre controle da infecção hospitalar para profissionais de saúde



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta quinta (14) e sexta-feira (15) mais um evento voltado para o combate e prevenção a infecção hospitalar. Trata-se da oficina “Controle De Infecção: Salve Vidas”, que será realizada no Hotel Netuanah, na Praia de Cabo Branco, na Capital, em parceria com a Fundação Escola do Ministério Público (Fesmip). Cerca de 200 pessoas, entre profissionais de saúde e gestores de 105 hospitais da Paraíba, devem participar do evento.

De acordo com a coordenadora da Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss), Ana Campanile, este evento objetiva não apenas oferecer uma visão ampla sobre infecção relacionada à assistência à saúde, mas também prover um espaço de convívio e de troca de experiência entre os profissionais de saúde da Paraíba. “Serão discutidos os tópicos mais relevantes da área. Para abordar os temas do programa serão convidados médicos, enfermeiros e profissionais especialistas”, disse Ana Campanille.

A abertura oficial do evento será às 8h e deverá ser feita pelo secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, e pelo procurador geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.

Entre os temas discutidos estão: Infecção Hospitalar como Acidente de Consumo; Epidemiologia do Controle de Infecção Hospitalar; Núcleo de Epidemiologia; Estruturação da CCIH-Composição, organograma e atribuições; Programa de Controle de Infecção – PCIH; Principais Síndromes Infecciosas Relacionadas à Assistência a Saúde; Higienização das Mãos; Precaução e Isolamento; e Controle de Antimicrobianos.

Outro evento – No dia 21 de fevereiro, a Infecção Hospitalar também foi tema de um seminário que reuniu os diretores dos hospitais públicos, filantrópicos e privados de João Pessoa, no auditório do Conselho Regional de Medicina. Na oportunidade, foi apresentada a atual formação da Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde, como também mostradas a importância e a necessidade do controle da infecção e do trabalho dos gestores.

A coordenadora da Ceciss, Ana Campanile, destacou que a instalação de uma comissão desse tipo numa unidade de saúde é de grande importância para o monitoramento dos indicadores da infecção no ambiente de saúde, avaliação dos tipos de bactérias e da real situação no que diz respeito à formação de prevenção e combate da infecção hospitalar, que expõe pacientes ao risco de morte ou sequelas.

A Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde tem por finalidade atuar desenvolvendo um conjunto de ações deliberadas e sistemáticas, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares e, assim, melhorar a qualidade da assistência prestada. Este trabalho é feito junto às comissões hospitalares, dando suporte técnico, científico e operacional indispensável à eficiência das comissões.

A infecção hospitalar é uma síndrome que o indivíduo adquire após a sua hospitalização ou realização de procedimento ambulatorial. A manifestação da infecção hospitalar pode ocorrer após a alta, desde que esteja relacionada com algum procedimento realizado durante a internação. Somente um profissional treinado (médico ou enfermeiro com qualificação especial em infecção hospitalar) pode relacionar sinais e sintomas de infecção com procedimentos realizados em unidades de saúde e realizar o diagnóstico de infecção hospitalar.

 

Confira a programação da oficina:

 

14/03 (quinta-feira)

08h: Credenciamento (Confirmação dos participantes, entrega da pasta com material do evento)

 

08h30: Composição da mesa e abertura do evento

 

09h: Palestra: Infecção Hospitalar como Acidente de Consumo

Palestrante: Francisco Glauberto Bezerra (MP-PB)

 

10h: Palestra: Epidemiologia do Controle de Infecção Hospitalar

Palestrante: Ana Campanile (CECISS-SES/PB)

 

11h: Palestra: Núcleo de Epidemiologia

Palestrante: Talita Tavares (SES)

 

11h30: Discussão

14h: Palestra: Estruturação da CCIH – Composição, organograma e atribuições

Palestrante: Ana Campanile (CECISS-SES/PB)

 

15h: Palestra: Programa de Controle de Infecção – PCIH

Palestrante: Francisca Maria Luiz

 

17h Palestra: Higienização das Mãos

Palestrante: Francisca Maria Luiz

17h40: Discussão

 

15/03 (sexta-feira)

08h: Palestra: Principais Síndromes Infecciosas Relacionadas à Assistência a Saúde  Palestrante:  Francisco Bernardino Neto

 

09h30: Palestra: Precaução e Isolamento

Palestrante: Rebeca Rocha Carneiro

 

10h30: Palestra: Controle de Antimicrobianos

Palestrante: Francisco Bernardino da Silva Neto

 

11h30: Discussão

 

12h: Encerramento