Fale Conosco

20 de março de 2014

SES realiza oficina para enfrentamento das doenças diarreicas agudas na Paraíba



Nesta sexta-feira (21), das 8h30 às 17 h, na Casa de Recepções Versailles, no Bairro dos Estados, na capital, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), promoverá a oficina para construção do plano de combate aos surtos de Doença Diarreica Aguda (DDA) nos estados do semi-árido nordestino. O evento, voltado aos gestores municipais, tem o objetivo de discutir um plano de ação conjunto para enfrentamento das doenças.

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, a proposta de discutir com os municípios é de grande relevância mediante a ocorrência de surtos de DDA nos estados nordestinos. “Analisar e divulgar os dados monitorados pela vigilância epidemiológica é de fundamental importância para que cada gestor implemente suas ações, junto à Rede de Saúde, evitando surtos e mortes”, disse.

De acordo com a programação, pela manhã serão realizadas mesas redondas com os gestores da saúde. Já no período da tarde, os participantes se dividirão em dois grupos para a discussão de assuntos voltados ao tema principal. Em seguida, será realizada uma plenária sobre a construção do plano de ação conjunta para o enfrentamento dos surtos de DDA.

A SES já vem realizando ações de monitoramento dos dados; visita aos municípios; repasse de insumos laboratoriais; qualificações e notas técnicas para auxiliar o trabalho dos gestores municipais. Também vem acontecendo reuniões com vários parceiros como Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq–PB), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Laboratório Central do Estado (Lacen), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Secretaria de Infra-Estrutura e Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), com o objetivo de reforçar as ações conjuntas mediante a todos os temas correlacionados com a distribuição correta da água, monitoramento de sua qualidade, condições em que se dá essa distribuição e transporte.