Fale Conosco

6 de fevereiro de 2013

SES realiza oficina de treinamento sobre Sistema de Informação do Câncer



A I Oficina de Treinamento sobre o Sistema de Informação do Câncer (Siscan), realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Atenção à Mulher, será encerrada nesta quarta-feira (6). O evento, que começou na segunda-feira (4), no Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB), é promovido em parceria com o Ministério da Saúde.

Segundo uma das coordenadoras do Colegiado Saúde da Mulher – SES/PB, Charlene Pereira, o Siscan representa um avanço significativo para os serviços de Saúde da Mulher.

“O Siscan foi desenvolvido e lançado em 30 de outubro de 2012, unificando os sistemas de informação do Programa Nacional de Controle do Colo do Útero (Siscolo) e do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama (Sismama). Ele é de fundamental importância, pois a partir desse sistema vamos reorganizar os serviços, reestruturar as redes e avaliar como estão as ações a partir de instrumentos indicadores”, explicou.

Essa primeira oficina, que é ministrada por uma técnica do Ministério da Saúde e uma do Instituto Nacional do Câncer (Inca). está recebendo 50 participantes dos setores diretamente envolvidos na Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, como representantes da SES, de clínicas radiológicas, laboratórios, das gerências regionais de saúde e coordenadores da Atenção Básica dos municípios.

O evento integra um conjunto de ações que vem sendo desenvolvidas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado voltado para o fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer. “Com esse novo sistema, as informações ficarão disponíveis em tempo real pela internet, integrado ao Cadastro Nacional de Cartão Saúde (CadSUS) e ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), sendo possível intensificar a identificação e acompanhamento das mulheres com exames alterados”, disse Charlene.