Fale Conosco

7 de novembro de 2011

SES realiza oficina com órgãos de controle da Saúde a partir desta terça



A partir desta terça-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza a 1ª Oficina de Fortalecimento do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) na Paraíba. O objetivo é estimular o diálogo entre o Conselho de Saúde, a gestão do SUS e as auditorias do Estado e dos municípios. O evento acontece até a próxima sexta-feira (11) e conta também com a participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

A oficina é organizada pelo Ministério da Saúde e acontece no auditório do Igatu Praia Hotel, em João Pessoa, a partir das 8h. A intenção é estimular a implantação do componente municipal do SNA em municípios contemplados com recursos do ParticipaSUS, além de disponibilizar a metodologia de trabalho para Estado e municípios. O encontro também servirá para habilitar técnicos ao uso do Sistema de Auditoria (Sisaud) do SUS e para estabelecer agenda de compromisso entre os três componentes do SNA da Paraíba.

A gerente executiva de Regulação e Avaliação da Assistência (Gerav), Mércia Coutinho, destacou que a oficina é importante para que seja feito o planejamento conjunto que envolva as três esferas administrativas – municípios, Estado e Governo Federal. Participarão da oficina os técnicos do Ministério da Saúde, Elisete Vieira de Jesus e Adriano Assis Miranda, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, do Ministério da Saúde.

“Com esse diálogo vamos poder conformar os órgãos de controle interno e controle social. Capacitando todo o pessoal para utilizar o sistema informatizado do Sisaud/SUS vai facilitar o fluxo e controle das informações tanto entre municípios e o Estado como entre o Ministério da Saúde e os entes federados. Tudo que estiver acontecendo, as auditorias, o conselho estadual, os órgãos de controle interno e o Ministério da Saúde terão acesso ao mesmo sistema e banco de dados”, explicou Mércia Coutinho.