Fale Conosco

18 de novembro de 2010

SES realiza mostra de fotografias para incentivar aleitamento materno



O Centro de Referência de Bancos de Leite Humano Anita Cabral (Cerblhanc), órgão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai expor fotografias de mães doadoras de leite, nesta sexta-feira (19), das 9h às 12h, no hall do Hotel Tambaú. A ação é para incentivar o aleitamento materno e a doação de leite humano, principalmente entre os turistas que visitam a capital. Até o mês de setembro deste ano, somente o Banco de Leite Anita Cabral coletou 1.598 litros de leite.  Em toda a rede, formada por seis bancos e 12 postos de coleta, foram coletados 3.084 litros, que ajudou a salvar a vida de milhares de bebês prematuros internados em UTIs do Estado.

A diretora do Cerblhanc, Socorro Amaro, explicou que o Hotel Tambaú foi escolhido para sediar a mostra, porque é um dos estabelecimentos parceiros na divulgação e incentivo ao aleitamento materno dentro do projeto Aleitamento Materno para Turista.  Ela disse que a exposição tem o objetivo de mostrar, principalmente aos turistas, as ações que são desenvolvidas pela rede de bancos e postos de coletas para divulgar, incentivar e aumentar as doações de leite materno.

As pessoas que passarem pelo local também vão receber material educativo sobre o aleitamento materno e os endereços e telefones dos bancos e postos de coleta em todo o Estado. “Com esse trabalho, nós queremos sensibilizar as pessoas, principalmente as mulheres, para a importância do aleitamento materno na vida da criança”, disse Socorro Amaro.

Para atender todas as unidades de terapia intensiva neonatais (UTIs) e de cuidados intensivos (UCIs)de todos os hospitais da grande João Pessoa é necessário um estoque mensal de 200 litros de leite humano. “O Centro de Referência para Bancos de Leite Humano tem hoje em seu estoque 300 litros de leite/mês, garantindo assim a assistência a todos os prematuros internos na Grande João Pessoa e ainda, com estoque para assistir às UTIs e UCIs de outros municípios do Interior do Estado” garantiu Socorro Amaro.

Da Assessoria de Imprensa da SES