João Pessoa
Feed de Notícias

SES realiza eventos para lembrar o Dia Mundial de Saúde Mental

quinta-feira, 8 de outubro de 2009 - 13:26 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) programou uma série de atividades para lembrar o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro. A abertura da programação será às 8h30 desta quinta-feira (8), no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, em João Pessoa. Durante todo o dia, haverá apresentações culturais e exposição. A partir das 7h30 da sexta-feira (9), tem uma caminhada na orla marítima do Cabo Branco.
 
A caminhada vai contar com a participação de funcionários, usuários e familiares dos internos do Juliano Moreira. A concentração será em frente ao edifício João Marques de Almeida, na praia do Cabo Branco, de onde as pessoas sairão com destino ao Busto de Tamandaré, na divisa com a praia de Tambaú. No local será servido um café da manhã e realizada uma panfletagem. Durante todo o percurso, os participantes serão animados pela Banda de Música 5 de Agosto. 
 
A superintendente do complexo psiquiátrico, Clélia Lucena de Andrade Gomes, lembrou a importância de vencer os preconceitos e disse que é plenamente possível a ressocialização de pessoas que sofrem de transtornos mentais e a família desempenha um papel importante nesse processo.
 
Mais eventos – A chefe do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Úrsula Patrícia Neves Leite, disse que foi inaugurado nesta quarta-feira (7) em Guarabira, a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e, nesta quinta-feira (8), em Campina Grande, haverá uma caminhada. Segundo ela, além dos eventos promovidos pela SES, cada município terá sua programação que vai contar com o apoio do Governo do Estado.
 
Ela explicou que hoje todas as ações na área de saúde mental desenvolvidas pelo Governo do Estado têm como objetivo fortalecer a rede de Atenção Básica com a implantação e ampliação dos serviços substitutivos, a exemplo dos Caps e das residências terapêuticas e, com isso, evitar a internação, como determina a reforma psiquiátrica.
 
Rede – O Estado possui atualmente 54 Caps implantados sendo 31 Caps I (que funcionam 24 horas) nove Caps II (que atende aos transtornos mentais e são implantados nos municípios com até 20 mil habitantes), 2 Caps III (que tem o mesmo objetivo do Caps II,  e que funcionam nos municípios acima de 20 mil habitantes), 7 Caps-I (infantil) e 5 Caps-AD (álcool e drogas). Existem 16 novos Caps em fase de implantação.
 
Existem também dois ambulatórios especializados em Saúde Mental no Estado, sendo um em João Pessoa e outro em Campina Grande, e 16 residências terapêuticas nas cidades de Campina Grande, Sousa, Sapé, Boqueirão, Juazeirinho, Piancó, João Pessoa e Queimadas. Outras 10 casas estão em fase de implantação na Paraíba, segundo o Núcleo de Saúde Mental da SES.
 
Nos hospitais gerais, há 24 leitos psiquiátricos e de desintoxicação de álcool e drogas. Já nos hospitais psiquiátricos são 966 leitos. Com relação aos leitos dos Caps III, existem dez em Sousa, seis em Campina Grande e seis em João Pessoa, totalizando 22 leitos. Outros 21 são destinados ao pronto-atendimento em saúde mental (urgência e emergência), sendo oito em João Pessoa e 13 em Campina Grande.

 

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB