João Pessoa
Feed de Notícias

SES realiza curso sobre pré-natal para 40 técnicos de Princesa Isabel

terça-feira, 3 de novembro de 2009 - 20:20 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Gerência Executiva de Atenção Básica em Saúde, iniciou nesta terça-feira (3) o Curso de Qualificação em Pré-Natal, destinado a 40 profissionais que trabalham em oito equipes da Estratégia Saúde da Família e no Hospital Regional José de Lima, no município de Princesa Isabel.

A capacitação faz parte da estratégia do Pacto de Redução da Mortalidade Infantil, assinado em maio deste ano, pelo Governo do Estado e os 21 municípios que concentram mais de 50% das mortes de crianças menores de um ano, na Paraíba.

A gerente executiva da Atenção Básica em Saúde da SES, Niedja Rodrigues Siqueira, disse que até o final deste ano, o ciclo de capacitações sobre Qualificação em Pré-Natal será estendido a mais nove municípios paraibanos: Alagoa Grande, Areia, Cajazeiras, Esperança, Juazeirinho, Monteiro, Patos, Sousa e Taperoá. “O município de Patos é o próximo a ser contemplado com o curso, nestas quarta (4) e quinta-feira (5)”, adiantou.

Aleitamento materno – Já a gerente executiva de Ações Programáticas e Estratégicas da SES, Juliana Soares, informou que a SES tem realizado desde o início desta gestão, capacitação sobre aleitamento materno e reativou o Comitê Estadual de Mortalidade Infantil, para orientar as estratégias e avaliar os óbitos existentes. Essas ações contemplaram os 21 municípios do projeto: Areia, Alagoa Grande, Alhandra, Bayeux, Campina Grande, Cabedelo, Cajazeiras, Esperança, Guarabira, Itabaiana, João Pessoa, Juazeirinho, Mamanguape, Monteiro, Patos, Princesa Isabel, Queimadas, Sapé, Sousa, Santa Rita e Taperoá.

Juliana Soares informou, ainda, que outras ações estão sendo executadas nesse sentido, como a expansão de leitos nas maternidades e hospitais da Paraíba que possuem unidades de terapia intensiva neonatais e a implantação de novas UTIs no Hospital Regional de Cajazeiras; Maternidade Peregrino Filho, em Patos; Hospital Regional de Guarabira e Hospital Geral Edson Ramalho, em João Pessoa.

O Pacto para a Redução da Mortalidade Infantil na Paraíba ainda prevê a expansão do número de equipes de Saúde da Família, que de 558 passará para 610 equipes, a ampliação de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) que hoje são 18 e passarão para 76 núcleos, a ampliação de leitos de UTI, de 40 para 62 e a oferta de 103 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos que atualmente a Paraíba conta com apenas 35 unidades.

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB