Fale Conosco

11 de junho de 2013

SES realiza curso à distância de atualização no manejo clínico da Influenza



A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (GEVS), está com inscrições abertas para o curso à distância “Influenza – Atualização no manejo clínico”. O curso é resultado de uma ação do Ministério da Saúde, com execução da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UMA-SUS). O objetivo da iniciativa é atualizar profissionais médicos que atuam na rede de assistência a saúde e reforçar o manejo correto da influenza, de acordo com protocolos atualizados do Ministério da Saúde, que inclui o uso da medicação antiviral e a atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda e grave.

Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, o curso traz quatro casos clínicos interativos, com comentários sobre erros e acertos a cada decisão que o médico tomar. Uma novidade nesse conteúdo autoinstrucional é um vídeo ao final de cada um dos casos estudados, trazendo comentários e explicações de médicos especialistas sobre o tema abordado. Além disso, o menu do curso traz materiais de apoio como fluxograma de tratamento, orientações de etiqueta respiratória e links para outros conteúdos. “A plataforma de treinamento à distância também é compatível com smartphones e dispositivos móveis nos sistemas Android ou iPhone. Outra opção possível é efetuar o download do conteúdo e desenvolver o curso sem acesso à rede, por computador ou celular”, disse Talita.

O curso pode ser concluído em etapas, adaptando-se aos horários mais convenientes de acordo com o ritmo de trabalho, podendo ser realizado aproximadamente em seis horas. O acesso ao curso é aberto também para visitantes, como estudantes de medicina e demais profissionais de saúde. Os profissionais médicos que concluírem o curso recebem uma declaração de participação. Para receber sua declaração online, o profissional matriculado deve concluir os quatro casos clínicos propostos no curso. Segundo o Ministério da Saúde, o aluno tem até 10 de agosto deste ano para certificação na primeira turma. O certificado é enviado automaticamente por email dentro de alguns dias.

Todas as Gerências Regionais foram orientadas a realizarem o repasse das informações para as gestões municipais divulgarem e incentivarem aos profissionais a se escreverem. Dessa forma poderemos tratar seguindo o Protocolo de Tratamento de Influenza 2013 e utilizando os medicamentos antivirais que apresentam de 70% a 90% de efetividade na prevenção da influenza e constituem ferramenta adjuvante da vacinação. O tratamento deve ser iniciado de imediato, após a coleta laboratorial, não devendo ser necessário a confirmação do resultado”, disse Talita. O acesso ao curso é feito pelo Portal UNA-SUS no endereço unasus.gov.br/influenza. O aluno deve fazer seu login usando o Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde (CNPS) ou a senha de sua Universidade, caso já seja aluno de pós-graduação da UNA-SUS.