João Pessoa
Feed de Notícias

SES realiza capacitação em diagnóstico e tratamento dos acidentes por animais peçonhentos

terça-feira, 14 de junho de 2016 - 17:39 - Fotos: 

A Secretaria Estadual de Saúde realizou nesta terça-feira (14), no auditório do Hospital de Emergência Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, uma capacitação em diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos. O treinamento teve como objetivo qualificar os profissionais de saúde na otimização e condução dos acidentados por animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões, aranhas, lagartas, em parceria com as áreas técnicas de zoonoses e imunização do Ministério da Saúde.

A capacitação está acontecendo durante esta semana em dois eventos sediados em João Pessoa e Campina Grande com todos os profissionais de saúde dos serviços de referência e Gerências Regionais de Saúde. De acordo com o chefe do núcleo de controle de zoonoses da SES, Assis Azevedo, a capacitação é importante porque trata de acidentes de importância médica em virtude da sua freqüência e gravidade, sendo uma oportunidade de aperfeiçoamento dos seus conhecimentos.

Para a chefe do núcleo de imunizações da SES, Isiane Queiroga, esta é uma oportunidade para discussão do diagnóstico e tratamento adequado para utilização dos soros antivenenos, como também visando o uso racional destes imunobiológicos no nosso Estado. Segundo Guilherme Reckziegel, coordenador do Programa Nacional de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos, do Ministério da Saúde, a atualização dos profissionais de saúde médicos e enfermeiros, equipe primordial no sucesso do tratamento aos acidentados por animais peçonhentos, é de fundamental importância frente à situação referente à distribuição e utilização de antivenenos, com consequente melhoria da saúde da população acometida.