João Pessoa
Feed de Notícias

SES realiza atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

quinta-feira, 17 de março de 2011 - 14:48 - Fotos: 
Um verdadeiro pacote de atenção a saúde da mulher foi anunciado na manhã desta quinta-feira (17) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), durante um café da manhã alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Entre as ações, será oferecida atenção integrada à saúde da mulher, como a realização de exames preventivos ao câncer de mama e de útero, além do atendimento às vítimas de violência. Os exames são realizados no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CDC), órgão ligado a SES.

A gerente executiva de atenção a saúde, Cláudia Veras, destacou a preocupação que a Secretaria tem com a saúde da mulher. “Estamos vivendo um momento importante porque o Governo do Estado, que acredita na força feminina, tem um olhar cuidadoso para as ações voltadas para a mulher. Seguindo esta orientação a Secretaria está focada na atenção integrada à saúde da mulher e vamos também trabalhar com a política de atenção às mulheres vítimas de violência numa parceria com a prefeitura de João Pessoa”.

Logo após o café da manhã, houve uma sessão de massagens para as servidoras da SES com uma equipe de profissionais formada por Caio Fernandes, Daniel Miele e Francisco Douglas. “Estou me sentindo muito relaxada, fiquei ótima depois desta massagem. A gente que faz a saúde também precisa de cuidados, isso é muito importante”, destacou a funcionária, Suzyane Araújo.

Saúde mulher
– Representando o secretário de saúde, o assessor de gabinete Murilo Wanzeler, falou sobre a preocupação com a violência doméstica. Ele lembrou a história que originou a data comemorativa do Dia da Mulher, quando as operárias de uma fábrica de tecidos fizeram uma grande greve reivindicando melhores condições de trabalho e equiparação dos salários com os homens e terminaram morrendo carbonizadas.  

“Acho que esta data é muito importante para lembrar algo que não deveria acontecer que é a violência e a discriminação. Estamos lutando entre outras questões para diminuir também o fosso que existia entre homens e mulheres na Secretaria”, destacou.
Ainda na SES vão ser oferecidos até o dia 23 uma série de atividades como consultas médicas, exames e dicas nutricionais sobre alimentação saudável.

Em Marcação
– Entre outras ações programadas pela SES está o atendimento às índias do município de Marcação no próximo dia 22. Na ocasião será realizado o teste de glicemia, aferição da pressão arterial e exames citológicos, ultrassonografia transvaginal e de mama, além de consultas e encaminhamentos para mamografia. Na ocasião também haverá teste rápido do HIV e sorologia para hepatite B.