Fale Conosco

3 de dezembro de 2012

SES realiza ações para comemorar aniversário da Casa Militar do governador



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, programou várias ações para comemorar o 55º aniversário da Casa  Militar do Governador que será lembrado no próximo dia 26 de dezembro. As ações serão realizadas na próxima quinta-feira (6), no Palácio da Redenção numa parceria com o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, o Setor de Imunização da SES, e a Gerência Operacional das DST\AIDS e Hepatites Virais.

De acordo com a programação, as ações serão realizadas no horário das 08h30 ao meio dia para cerca de 160 pessoas. Durante esse período funcionários do Palácio da Redenção e da Casa Militar terão direito a vários serviços a exemplo de verificação da pressão arterial, teste de glicemia, tipagem sanguínea, cartão do SUS, Teste de HIV, Hepatites B e C e Sífilis, Imunização (DT, Tríplice Viral, Hepatite B e Influenza), orientações sobre tabagismo com a realização do teste  Fagerstrom que mede a dependência da nicotina, distribuição de material educativo e cofee-break.

De acordo com a enfermeira Michelini Pereira, que também coordena o Serviço de Acidentes e Violência do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES,  a solicitação para a realização dessas ações partiu da própria Casa Militar. “Esse é mais um evento que estamos realizando para levar as ações de saúde a essas pessoas e com isso mostrar parte dos serviços que o Governo do Estado coloca a disposição da população paraibana”, afirmou.

Sobre a Casa Militar -  A Casa Militar do Governador (CMG) teve sua estruturação redefinida através da Lei  8.186, de 16 de março de 2007, ficando responsável pelas seguintes atribuições: Assistir o governo do Estado, auxiliando, de forma direta ou indireta e imediata, no trato e apreciação de assuntos de natureza militar; Preservar a segurança pessoal do governador e de sua família; Planejar, organizar, dirigir e executar a segurança física do Palácio do Governo do Estado; Fiscalizar o uso de veículos oficiais do Poder Executivo Estadual, preservando a moralidade e a economia pública; Planejar, organizar, dirigir e executar a segurança e o atendimento funcional do Governador do Estado e dignitários e prestar assessoramento militar ao Cerimonial do Governo do Estado.

A Casa Militar do Governador está sediada no Palácio da Redenção, um prédio histórico que foi construído em 1586 pelos jesuítas, primeiros missionários a chegar à Paraíba, com Martim Leitão, e servia inicialmente como residência desses inacianos – assim também chamados por pertencerem à Companhia de Jesus, fundada em 1540 por Inácio de Loyola.