Fale Conosco

4 de julho de 2012

SES realiza ação preventiva junto aos servidores da Casa Militar e Palácio da Redenção



Cerca de cem servidores da Casa Militar do Governador e do Palácio da Redenção participaram de uma ação de saúde nesta quarta-feira (4), em João Pessoa, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os servidores foram submetidos a testes de glicemia, aferição de pressão, teste rápido de HIV e Sífilis, vacinação contra Influenza, Tétano e Hepatite B, além de disponibilizar o Teste de Fargerstrom, que avalia o grau de dependência da nicotina do paciente. Também  foram distribuídos material educativo sobre hipertensão, doenças sexualmente transmissíveis e tabagismo.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho, as equipes de Vigilância em Saúde percebem a falta de tempo e até a falta de informação em relação a prevenção e tratamento de doenças como as principais dificuldades apontadas pelos usuários que participam de ações de saúde como a realizada na manhã de hoje. “A falta de informação é um problema, mas muitas pessoas até conhecem os serviços existentes, mas colocam a culpa na falta de tempo para não ir até os locais que os oferecem. Assim quando somos solicitados para realizar este tipo de ação, trazemos os serviços mais essenciais e procuramos dar informação de onde tratar problemas bem comuns como hipertensão e tabagismo. Além de diagnosticar, informamos onde e de que forma obter tratamento e tudo isso no ambiente de trabalho do usuário”, explicou.

O Secretário Chefe da Casa Militar, coronel Fernando Chaves, informou que a iniciativa e a parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deve se repetir pelo menos mais duas vezes este ano. A intenção é que a cada quatro meses os serviços de saúde sejam oferecidos aos servidores, como forma continuada de cuidado com a saúde.

“Todo ano realizamos iniciativas como esta, e diante da aproximação da comemoração dos 55 anos da Casa Militar, estamos intensificando o serviço. Com essa mesma intenção, já determinamos a realização de palestras motivacionais e voltadas para prevenção e cuidados com a saúde em todas as quartas-feiras, também no auditório do anexo da Casa Militar”.

Uma das beneficiadas pela ação foi a servidora Edna Pereira, que há 29 anos atua no serviço público estadual. Ela aprovou a iniciativa. “Recebi a vacina contra a Gripe, Hepatite e ainda pude fazer os testes rápidos de HIV e Sífilis. A gente quase nunca tem tempo de ir cuidar dessas coisas e quando esses serviços vêm até o nosso ambiente de trabalho fica muito mais fácil para cuidarmos de nossa saúde”, declarou.