Fale Conosco

21 de novembro de 2012

SES promove treinamento em testes rápidos para trabalhadores de laboratórios



Nesta quinta (22) e sexta-feira (23), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de parcerias com a Coordenação Nacional de DST/Aids/Hepatites do Ministério da Saúde e a Fiocruz, promoverá, no Hotel Igatu, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa, um treinamento em teste rápido Imunoblot para os trabalhadores dos laboratórios que fazem o exame Eliza para HIV/Aids. O objetivo é ampliar o acesso à confirmação do diagnóstico com custos bem reduzidos – cinco vezes menor (de R$ 130 cai para R$ 25), em apenas 20 minutos.

O treinamento é um projeto piloto e a Paraíba foi escolhida devido ao desempenho junto à implantação dos testes rápidos. “Já conseguimos implantar em 65% dos municípios paraibanos o teste rápido para HIV e sífilis na Atenção Básica”, afirmou a gerente operacional das DST/Aids/Hepatives Virais, Ivoneide Lucena.

Estão sendo convidados os seguintes serviços: Lacen-PB; Centros de Testagem e Aconselhamento Municipal (CTA), de João Pessoa e de Testagem e Aconselhamento (SAE), de Campina Grande; Laboratórios Municipal de Saúde Pública, de Patos e Regional do Estado da Paraíba, de Guarabira; Hospitais Universitários da capital e de Campina Grande; Policlínica Municipal de Pedras de Fogo e Complexo de Saúde Clementino Fraga, de João Pessoa.

De acordo com a programação, nesta quinta-feira, a partir das 8h, será realizada a abertura oficial; em seguida, apresentação sobre Biologia do HIV; Fluxograma laboratorial para diagnóstico do HIV e exposição da forma de execução dos testes DPP Imunoblot. Já na sexta-feira (23), serão realizadas as atividades práticas, a exemplo da “Utilização do Teste rápido para diagnóstico do HIV e triagem para sífilis” e “Realização dos testes, com  esclarecimento de dúvidas”.