João Pessoa
Feed de Notícias

SES promove seminário sobre alimentação e nutrição, nesta 5ª

quarta-feira, 7 de abril de 2010 - 18:19 - Fotos: 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove nesta quinta-feira (8), em João Pessoa, o ‘I Seminário Estadual de Alimentação e Nutrição no SUS: Pnan 10 anos’, que tem o objetivo de avaliar a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (Pnan) e propor diretrizes para sua reformulação. As propostas apresentadas durante o evento, que acontecerá das 8h às 18h, no Hotel Ouro Branco, serão defendidas também no Seminário Nacional de Alimentação e Nutrição, de 8 a 10 de junho, em Brasília (DF).  

O encontro também será uma oportunidade para iniciar as discussões sobre a elaboração da Política Estadual de Alimentação e Nutrição. “A gente já vem realizando alguns projetos no Estado, em consonância com a política nacional, a exemplo do programa de micronutrientes (vitamina A e ferro), ações de promoção e incentivo ao aleitamento materno e a alimentação saudável em todas as fases da vida. No entanto, para fortalecer essas ações e colocar outras em prática, é fundamental que tenhamos a nossa política estadual e vamos trabalhar nesse sentido”, disse Iara Medeiros, gerente operacional de Alimentação e Nutrição (Goan), que pertence à Gerência Executiva de Ações Programáticas e Estratégicas da SES.

Criada em 1999, a Pnan integra a Política Nacional de Saúde, e passará por uma reformulação. O propósito da política é garantir a qualidade dos alimentos consumidos no País, promover práticas alimentares saudáveis, prevenir o controle dos distúrbios nutricionais, além de estimular as ações intersetoriais que propiciem o acesso universal aos alimentos. As sete diretrizes e propostas da Pnan serão discutidas pelos participantes do encontro, que serão divididos em grupos. Eles poderão sugerir a aprovação ou exclusão das diretrizes e propostas ou ainda indicar alterações. O documento final será levado para o seminário nacional, em Brasília.   

Representantes e diretrizes – Também serão escolhidas quatro pessoas (da sociedade civil organizada, gestores, usuários e instâncias colegiadas do SUS) para representar a Paraíba no evento nacional. As diretrizes da Pnan são as seguintes: estímulo às ações intersetoriais com vistas ao acesso universal dos alimentos; garantia da segurança e da qualidade dos alimentos e da prestação de serviços neste contexto; monitoramento da situação alimentar e nutricional; promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis; prevenção e controle dos distúrbios nutricionais e doenças associadas à alimentação e nutrição; promoção do desenvolvimento de linhas de investigação, e desenvolvimento e capacitação de recursos humanos.  

O documento também propõe ações na área de atenção à saúde, financiamento, institucionalidade, controle social, intersetorialidade, desenvolvimento científico e regulamentação da propaganda. Devem participar do evento, gestores de saúde, gerentes regionais de saúde, nutricionistas, pesquisadores, representantes de universidades públicas e privadas, dos conselhos estadual e municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, do Conselho Regional de Nutrição, da Pastoral da Criança, do Programa Bolsa Família e do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição, entre outros.

Programação – A abertura do seminário está prevista para as 8h30 com a apresentação do Grupo de Cultura Popular Nossa Terra, da Escola Cenecista João Régis de Amorim (Cnec), que fica no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa. Logo em seguida, acontecerá uma mesa-redonda com o tema ‘Eixos Temáticos da Pnan’, que será coordenada pela nutricionista da Goan, Ana Maria Neves. Às 9h, acontece uma palestra sobre ‘Tendências e Determinantes da Nutrição no Brasil’, com o médico e professor do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, Malaquias Batista Filho.

Às 9h20, o público vai assistir a uma palestra sobre a ‘Implementação, avanços e desafios das diretrizes da Pnan’, com a nutricionista e consultora técnica da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Mariana Pinheiro. Em seguida, haverá uma palestra sobre o ‘Contexto de transição epidemiológica, nutricional e demográfica’, com a nutricionista sanitária e doutora em Saúde Coletiva, Alice Teles de Carvalho.

Às 10h10 está prevista uma palestra sobre ‘Reformas institucionais do SUS, diretrizes do Pacto pela Saúde’, com a professora do Departamento de Promoção da Saúde da UFPB e doutora em Saúde Pública, Jória Guerreiro. Às 10h30, a discussão será sobre o ‘Fortalecimento da Atenção Básica com expansão da Estratégia Saúde da Família nos Núcleos de Atenção à Saúde da Família’, com a gerente-executiva de Atenção Básica em Saúde da SES, Liana Lima.

Às 10h50, o nutricionista Edgar Neto, da Secretaria de Saúde de João Pessoa, fará palestra sobre o ‘Grau de institucionalização das áreas técnicas de alimentação e nutrição nas três esferas de Gestão do SUS, Em seguida, o assunto em debate será a ‘Articulação intersetorial entre o SUS e o Sinan’, em uma palestra com o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba e  secretário-executivo do Comitê de Instituições no Combate à Fome e à Miséria da Paraíba, Marçal Silva.

Às 11h30, a gerente operacional da Goan, Iara Medeiros, vai falar sobre a ‘Implementação e avanços da Pnan na Paraíba’. Às 13h30, serão realizados trabalhos em grupo para discutir as diretrizes da Pnan e as propostas dos eixos temáticos. Em seguida, os trabalhos serão apresentados e às 17h, haverá a eleição para a escolha dos representantes da Paraíba, que participarão do Seminário Nacional de Alimentação e Nutrição, de 8 a 10 de junho, em Brasília.

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB