João Pessoa
Feed de Notícias

SES promove evento sobre vitamina A e divulga resultado de pesquisa com crianças

quinta-feira, 29 de outubro de 2009 - 19:14 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta sexta-feira (30), a partir das 8h no Hotel Verde Green, em João Pessoa, uma oficina para divulgação dos resultados do projeto “Análise e Fortalecimento dos Programas de Alimentação e Nutrição Comunitários” que foi aplicado no município de Cabedelo, pelo Ministério da Saúde e Universidade Federal da Paraíba. O município de Cabedelo é pioneiro na iniciativa no Nordeste e foi selecionado pelo MS por ser considerado uma área de risco com crianças menores de 5 anos que apresentam falta de vitamina A.

De acordo com a nutricionista da Gerência Operacional de Alimentação e Nutrição (Goan/SES), Socorro Porto, o Programa de Vitamina A do Ministério da Saúde hoje atende a crianças de 6 meses a 5 anos em todos os Estados do Nordeste e Vale do Jequitinhonha  (situado no norte de Minas Gerais), com doses do imunizante a cada seis meses.

O Projeto “Análise e Fortalecimento dos Programas de Alimentação e Nutrição Comunitários” visa identificar as potencialidades e debilidades do Programa de Vitamina A do MS e apontar estratégias de melhoria das ações com a participação dos gestores, profissionais e representantes dos beneficiários do programa.

A pesquisa foi aplicada em agosto de 2008 e envolveu mães de crianças menores de 5 anos e profissionais das equipes de Saúde da Família e está inserida em uma proposta de padronização de metodologia da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) para análise e fortalecimento dos programas de alimentação e nutrição na América Latina. No Brasil foram selecionados dois programas para análise: o Bolsa Família (analisado no Rio Grande do Norte e Alagoas) e o de Suplementação da Vitamina A, em Cabedelo na Paraíba.

Na oficina que acontece nesta sexta, está sendo esperada a participação de 30 técnicos da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPan) do MS, do Departamento de Nutrição da UFPB, Goan/SES, secretarias de Saúde de Cabedelo e João Pessoa, entre outros.
Importância – A Vitamina A é essencial ao organismo. Ela exerce um papel importante no desenvolvimento do bebê; ajuda a manter a saúde dos olhos, conservando a boa visão; mantém o bom funcionamento do sistema imunológico, aumentando a resistência contra doenças infecciosas, como: diarréias, doenças respiratórias e sarampo; ajuda na formação de dentes e ossos, entre outros benefícios.

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB