Fale Conosco

23 de fevereiro de 2013

SES promove encontro para implantação do Núcleo de Economia da Saúde



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai implantar, este ano, o Núcleo Estadual de Economia da Saúde da Paraíba (NEESPB), com a função de subsidiar os processos decisórios dos gestores, aumentando assim, a eficácia no uso dos recursos públicos, através da consolidação da política de Economia da Saúde no SUS. A implementação exige do corpo técnico conhecimentos específicos, que assegurem o seu pleno funcionamento. Por essa razão, a SES realiza, nos dias 7 e 8 de março, o I Encontro para Desenvolvimento da Economia da Saúde do Estado da Paraíba.

“O projeto de implantação foi desenvolvido a partir do interesse da Secretaria da Saúde no Programa Nacional de Custos (PNGC), pertinente à criação do Núcleo de Economia e a partir de encontros realizados pelo Ministério da Saúde, através do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID/SE/MS) e envolvendo ainda outras organizações, como a Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABRES), na estruturação do núcleo”, explicou a coordenadora do Núcleo de Economia da SES, Shirleyanne Brasileiro.

O Núcleo Estadual de Economia da Saúde da Paraíba estará apto a realizar atividades relacionadas ao manuseio dos sistemas de informação gerenciados pelo Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento e disseminar programas e projetos no âmbito estadual atuando na elaboração de estudos econômicos, especialmente com vistas a promover a avaliação de tecnologias na implementação do Programa Nacional de Gestão de Custos, dando apoio ao Estado e aos municípios na declaração de dados ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), apoio à alimentação do Banco de Preços em saúde pela Secretaria de Saúde e na utilização das referências do Catálogo de Materiais (Catmat) para promover economia em compras de insumos e equipamentos para a saúde e, ainda, apoio às instâncias de gestão do SUS na elaboração e avaliação da execução dos orçamentos da Saúde.

De acordo com Shirleyanne, o Núcleo representa um avanço para a saúde da Paraíba. “A implementação do NEESPB representa um salto para a saúde do Estado, uma melhor distribuição dos recursos e de orçamento. O Ministério da Saúde está apostando na Paraíba e dando todo apoio para essa realização. Tento em vista as necessidades de tecnologia dos processos de gestão e rotinas gerenciais, aliada à otimização dos recursos financeiros limitados, justifica-se e torna-se imprescindível a implantação e institucionalização do NEESPB”, disse.

O I Encontro para Desenvolvimento da Economia da Saúde do Estado da Paraíba contará com a participação da equipe do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento DESID/MS do Ministério da Saúde, além do Doutor em Economia da Saúde no Brasil, Elias Jorge.

Confira a Programação

Dia 07/03 (quarta-feira) – Versalhes Recepções, localizado na Av. São Paulo, Nº 1255, Bairro dos Estados (por trás da Receita Federal).

08h – Abertura com a presença do Governador do Estado, Ricardo Coutinho, Secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, Secretária de Finanças da Paraíba, Aracilba Rocha, além de representante do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID/MS).

09h – Exposição 1: Estrutura e ações do Governo do Estado (Governador Ricardo Coutinho)

Estrutura e ações da Secretaria Estadual de Saúde (Secretário de Saúde do Estado, Waldson Souza)

11h – Exposição 2: O Surgimento da Economia da Saúde no Brasil e a importância da informação de custo(Prof. Elias Jorge)

14h – Exposição 1: Ações do DESID/MS

Apresentação sobre as ações do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento – DESID/SE/MS (Fabíola Sulpino Vieira)

Núcleo Nacional de Economia da Saúde – NUNES

Sistema de Informações de Orçamentos Públicos em Saúde – SIOPS

Catálogo de Materiais e Banco de Preços em Saúde – CATMAT/BPS

Coordenação de Monitoramento de Custos – CMC

O Programa Nacional de Gestão de Custos – PNGC

16h – Exposição 2: NES/PB

A proposta de criação do Núcleo Estadual de Economia da Saúde da Paraíba – Shirleyanne Brasileiro

Dia 08/03 (quinta-feira) – Versalhes Recepções, localizado na Av. São Paulo, Nº 1255, Bairro dos Estados (por trás da Receita Federal).

08h – Exposição 1: PNGC

Programa Nacional de Gestão de Custos – MS, experiências e o APURASUS-MS, experiências e o APURASUS-MS

Visão Geral sobre o programa

Uma breve abordagem sobre metodologia

Implantação no SUS – “estado da arte’

O APURASUS (André Mendes e equipe do PNGC/MS)

12h – Encerramento