João Pessoa
Feed de Notícias

SES promove encontro para implantação da Caderneta do Adolescente em 5 municípios

terça-feira, 29 de junho de 2010 - 10:25 - Fotos: 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta quinta-feira (1º), das 8h às 17h, no Hotel Xênius, o Encontro Técnico para Implantação da Caderneta da Saúde do Adolescente.

O evento vai sensibilizar e capacitar para a implantação da caderneta 110 pessoas entre gestores de saúde e profissionais ligados ao público adolescente de cinco municípios: Alagoa Nova, Bayeux, Cabedelo, Patos e Rio Tinto. As demais cidades paraibanas serão contempladas com a caderneta posteriormente.

“Foi feito um levantamento dos municípios que têm o Programa de Saúde na Escola (PSE), porque através dele será levada a informação ao adolescente, e também dos que têm a maior quantidade de adolescentes grávidas. Estes foram os critérios utilizados para a implantação da caderneta”, afirmou Juliana Soares, gerente executiva de Ações Programáticas e Estratégicas (Geape) da SES. De acordo com dados da SES – de 2006 a 2009 – foram registrados nos cinco municípios 9.565 casos de gravidez de adolescentes.

Desse número, Alagoa Nova registrou 699 casos de gravidez na adolescência de um público, nesta faixa etária, de 2.610 pessoas. Bayeux aparece com 3.038 adolescentes gestantes e uma população de 12.964 pessoas entre 10 e 24 anos.

Cabedelo tinha 1.741 adolescentes grávidas e uma população de 6.460 pessoas nesta faixa etária. Em Patos, existiam 3.325 gestantes adolescentes e uma população de 12.827 e Rio Tinto com 762 registros de adolescentes grávidas e uma população de 3.139 adolescentes.

Cadernetas – Foram enviadas pelo Ministério da Saúde para a SES mais de 38 mil cadernetas para serem distribuídas entre os cinco municípios escolhidos na Paraíba. O material tem duas versões: uma para o público feminino e outra para o masculino com informações sobre os direitos e deveres do adolescente, sobre como evitar doenças, mudanças no corpo, além de orientações sobre saúde sexual e saúde reprodutiva, saúde bucal e alimentação. O documento também traz o calendário de vacinação do adolescente.

No início do encontro será exibido o painel ‘Integração das Políticas Públicas na Atenção à Saúde Integral do Adolescente e Jovem’.  Em seguida, serão ministradas três palestras: ‘Diretrizes Nacionais para Atenção Integral à Saúde do Adolescente e Jovem’, com Ana Luísa Lemos Serra, assessora técnica do Ministério da Saúde; ‘Saúde do Adolescente a partir da Implantação do Programa Saúde Nas Escolas (PSE)’, com Marta Klumb Oliveira Rabelo, do Ministério da Educação e Cultura, e Emília Augusta Lins Freire, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura da Paraíba, e ‘Saúde do Adolescente na Atenção Básica – Programa Saúde na Escola um Instrumento Potente’, com Liana Maria Costa Gomes Lima, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Após as palestras, ao meio-dia, haverá um debate mediado pela psicóloga da área de saúde do adolescente e jovem da SES, Jaine Ferreira de Araújo.

À tarde, será feita uma explanação sobre a legislação dos direitos do adolescente. No final do evento, a equipe da SES irá traçar um plano de ações de planejamento.
 
Foram convidados a participar do encontro, além dos gestores de saúde, de educação e profissionais do Saúde da Família, representantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e de outros setores da SES, como Gerência Operacional das DSTs/Aids, Gerência Operacional de Alimentação e Nutrição, Núcleo de Educação em Saúde, Núcleo de Imunização, Núcleo de Doenças Endêmicas, Núcleo de Saúde Mental e Gerência Operacional de Respostas Rápidas.  

Próximo passo
– Em uma outra etapa da implantação da caderneta do adolescente, os técnicos da SES irão realizar oficinas nos cinco municípios escolhidos. A agenda de estratégia para o plano de ação será definida no final do evento, assim como será feita a pactuação da metodologia de distribuição do material.

Assessoria de Imprensa da SES-PB