Fale Conosco

20 de maio de 2014

SES promove capacitação para a abordagem e tratamento do tabagismo no SUS



Nesta quarta-feira (21), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, promove uma capacitação para a abordagem e tratamento do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS), para coordenadores da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica e apoiadores das Gerências Regionais de Saúde, da I Macrorregião de Saúde. O evento será no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), na capital, das 8h30 às 16 h.

O objetivo é formar os profissionais de saúde para a abordagem e tratamento do fumante na rede SUS, em virtude da expansão do Programa para a Atenção Básica, através da adesão dos municípios ao  Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica(PMAQ), programa de âmbito nacional que tem como objetivo promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde.

De acordo com dados de 2012 sobre tabagismo na Paraíba, disponibilizados pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 14% dos fumantes são do sexo masculino e 7,2% feminino.

Entre os temas serão apresentados “Entendendo o Tabagismo como dependência”; “Bases para abordagem do tabagista”; “Fatores dificultadores para a cessação do tabagismo”: “Deixando de fumar sem mistérios” e “Fluxo, dispensação e controle de medicamentos”.