João Pessoa
Feed de Notícias

SES promove atividades físicas para servidores

sexta-feira, 18 de setembro de 2015 - 16:19 - Fotos:  Ricardo Puppe

Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 15h30, os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) têm um espaço garantido para atividades físicas. A praça interna da sede da secretaria, na Av. Pedro II, em João Pessoa, se transforma num ambiente de integração e de promoção à saúde, por meio das práticas de alongamento, aeróbica e consciência corporal.

“O objetivo é tirar as pessoas um pouco do computador e das salas fechadas e incentivar a procura por alguma atividade física, fora da Secretaria, ou seja, fazer deste momento aqui uma prática diária”, disse o enfermeiro e terapeuta corporal e idealizador da atividade, Ruy Lima.

O profissional de saúde explicou que as atividades duram entre 20 e 30 minutos e qualquer servidor da sede, que tenha interesse, pode participar. Ruy explicou que a atividade tem o poder preventivo. “A partir do momento que paramos, nem que seja por pouco tempo, para dar atenção à nossa saúde corporal, melhoramos a respiração, alivia o estresse e, com isso, evitamos as doenças”, argumentou.

Uma das frequentadoras do “Grupo de Movimento” é a enfermeira Vanja Raquel Vasconcelos, que faz parte do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis.  Ela está empolgada com as atividades. “Apesar de passarmos o dia todo falando de saúde e trabalhando com isso, muitas vezes, não temos tempo de cuidar da nossa própria saúde porque as atividades laborais diárias nos tiram até o tempo de exercitarmos minimamente, e nada melhor do que poder fazer isso no próprio trabalho. E a prática de exercícios físicos moderados contribui para o bom funcionamento dos órgãos, principalmente, coração e intestino, além de diminuir o stress; melhorar o humor e a auto-estima. Isso ajuda na prevenção e no controle de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, osteoporose e problemas respiratórios”, disse.