Fale Conosco

6 de dezembro de 2012

SES promove ações de saúde em comemoração aos 55 anos da Casa Militar



Cerca de 40 profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram da ação de saúde promovida no Palácio da Redenção, em alusão aos 55 anos da Casa Militar do Governador. O evento programado para atender cerca de 180 servidores públicos lotados na Casa Militar e no Palácio contou com a atuação de diversos setores da SES, como o Núcleo de Agravos não Transmissíveis, Núcleo de Imunização, Gerência Operacional de DST/Aids e Hepatites Virais, além da parceria com o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e o Hemocentro da Paraíba.

De acordo com a enfermeira Michelini Pereira, coordenadora do Serviço de Acidentes e Violência do Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SES, o principal objetivo da ação é a promoção da saúde do servidor. “Oferecemos diversos serviços de saúde para proporcionar ao servidor um momento de atenção ao seu próprio bem estar, com toda comodidade, em seu próprio local de trabalho. Podendo, inclusive, ter acesso a serviços que no sistema de saúde só são oferecidos com algumas condições, como a imunização, por exemplo. Há algumas vacinas, como a da Influenza que na Atenção Básica só são aplicadas em determinadas faixas etárias, mas em ações como esta, as mesmas acabam sendo disponibilizadas para todos aqueles que desejarem a imunização”.

Além da imunização (DT, Tríplice Viral, Hepatite B e Influenza), os servidores da Casa Militar e Palácio do Governo também puderam contar com os serviços de testagem rápida para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e tipagem sanguínea, além de orientações sobre o combate ao tabagismo, com a realização do Teste  Fagerstrom que mede a dependência da nicotina e distribuição de material educativo.

O sargento da Polícia Militar, José Ricardo Borges, aproveitou os serviços. “Utilizei de todos os serviços disponibilizados aqui hoje. Fiz de teste de HIV a glicemia e fiquei muito feliz porque está tudo certinho. Ações como esta são muito importantes, até porque nossa carga horária de trabalho é muito pesada e muitas vezes não temos tempo para cuidar de nossa saúde. Por isso, sempre que há uma ação eu faço questão de participar. Esta já é a terceira ação da qual participo”.

As oportunidades descritas pelo sargento são fruto das parcerias constantes entre Casa Militar e Secretaria de Estado da Saúde. “Estamos sempre abertos às parcerias institucionais, especialmente quando o principal objetivo é a promoção da saúde do servidor”, completou Michelini.

Segundo o tenente-coronel Antônio Elias, a ação de saúde compõe uma vasta programação em comemoração ao 55º aniversário da Casa Militar do Governador que será lembrado no próximo dia 26 de dezembro. “Pensamos em atuar em diversos setores e também na saúde, para promover o bem-estar do servidor. No esporte, realizamos um torneio de futebol em parceria com a Associação dos Cronistas Esportivos. Já na área da cultura, promovemos visitas dos alunos do Colégio Militar e dos idosos do Instituto Lar da Providência às dependências do Palácio, que é um patrimônio histórico. A programação ainda culminará em ato ecumênico e no auto de Natal, previsto para o próximo dia 20”.