João Pessoa
Feed de Notícias

SES-PB promove qualificação para 400 gestores do SUS

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015 - 17:26 - Fotos:  Ricardo Puppe

Quatrocentos profissionais iniciaram nesta sexta-feira (16) a primeira etapa do curso de qualificação de gestores do SUS na Paraíba, no auditório do centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Durante nove meses esses profissionais passaram por qualificação realizada em parceria entre o o Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB),  Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco (Fiocruz PE).

O curso chega à Paraíba pela terceira vez com o objetivo de estimular e apoiar os profissionais em seus desafios cotidianos no atendimento à população.

Para a secretária estadual de Saúde, Roberta Abath, qualquer ação que um gestor possa fazer para a organização do sistema de saúde deve levar como prioridade o usuário do serviço. “Se eu tenho a concepção de que quem usa o sistema sou eu mesma, olhando o próximo como olho a mim, eu busco o melhor para o outro”, comentou.

Ela disse ainda que as ações estruturantes, objetivando a regionalização e o fortalecimento da institucionalização da SES-PB, dependem de união e esforço coletivo dos que ocupam o espaço de ação. “Juntos seremos a esperança para minimizar o sofrimento daqueles que não têm acesso ao atendimento devido e qualificado. Este não é apenas um curso para os gestores, é uma proposta que tem como objetivo a melhora do serviço de saúde para a população”, concluiu.

A secretária executiva da SES-PB, Maura Sobreira, ressaltou que a capacitação fortalece o processo de regionalização da saúde e o empoderamento dos gestores do SUS. “A intenção é que tenhamos cada vez mais ações de saúde qualificadas e em conformidade com as necessidades da região. Estes gestores terão mais apropriação dos instrumentos de gestão e planejamento do Sistema Único de Saúde”, disse.

O curso resulta de convênio com a Fiocruz Pernambuco através da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. O diretor da Fiocruz-PE, Sinval Brandão Pinto Filho, ressaltou a importância da qualificação: “Nossa missão é proporcionar o desenvolvimento de capacidades para a gestão dos diferentes níveis do SUS, apoiando a política de desenvolvimento institucional da Secretaria de Saúde da Paraíba. Em nove meses, com empenho, dedicação e compromisso, eles estarão mais preparados para lidar com os usuários, e quem mais ganha com isso é a população”, pontuou.

Representando o Ministério da Saúde, a apoiadora da Rede de Atenção à Saúde da Paraíba Rejane Vieira, relatou que esta será uma experiência importante: “Estamos lutando não só pela nossa formação, mas também por aquilo que acreditamos ser o Sistema Único de Saúde. Precisamos entrar em sintonia para que o SUS tenha o cuidado que demanda e merece”.

Rossana Lúcia Araújo Bezerra é nutricionista, trabalha no Programa Saúde da Família (PSF) de Cabedelo e participou da qualificação. “Num curso como este, nós conseguimos visualizar os projetos e as maneiras de melhorar o atendimento. Seremos multiplicadores dos conhecimentos, tendo em vista que a comunidade deseja participar das ações e é a maior interessada nos progressos”, disse ela.