João Pessoa
Feed de Notícias

SES-PB promove cursos de especialização em parceria com o Hospital Sírio-Libanês

sexta-feira, 27 de novembro de 2015 - 17:57 - Fotos:  Ricardo Puppe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) promoveu, em parceria com o Hospital Sírio Libanês, nesta quarta (25) e quinta-feira (26), os cursos de especialização em gestão da vigilância sanitária, gestão da vigilância em saúde e gestão de risco e segurança no cuidado ao paciente. A capacitação aconteceu na Escola Técnica de Mangabeira e contou com a participação de 120 profissionais (sendo 40 em cada curso), entre trabalhadores de saúde, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, veterinários, nutricionistas, administradores, analistas de sistemas e profissionais da aviação.

A gestora de aprendizagem do Sírio-Libanês, Diita Fontoura, explicou que o curso faz parte de um projeto nacional, celebrado entre o Ministério da Saúde e alguns hospitais de excelência, entre eles, o Sírio-Libanês, em São Paulo. O Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), busca o comprometimento com a melhoria da qualidade das condições de saúde da sociedade mediante o desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas.

“O objetivo primordial é oferecer o melhor Sistema Único de Saúde para os nossos usuários e o meio para que isto aconteça é promover a formação destes profissionais com vistas à transformação e a qualificação das práticas de saúde”, frisou Diita.

De acordo com a assessora de gabinete da SES-PB, Juliana Abath, a metodologia aplicada nos cursos favorece a aplicação dos conhecimentos durante o dia a dia de trabalho. “Nossa intenção é fortalecer e qualificar os profissionais para o cuidado em saúde. No curso vamos estimular as problematizações, estudos de caso, com situações-problemas que estão relacionadas ao cotidiano de trabalho destes profissionais”, destacou.

Ao todo são seis facilitadores de aprendizagem, dois em cada curso. O diretor geral do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), Fernando Lopes, é um dos facilitadores do curso de especialização de gestão em saúde e explicou que a capacitação é um exercício de busca de informação, pesquisa e compartilhamento de experiências cotidianas. “Neste primeiro encontro presencial, fizemos o acolhimento da turma e já formamos grupos para que comecem os trabalhos em equipe. A forma de repassar o conteúdo é muito interessante, partindo da experiência dos aprendizes e aplicando os novos conhecimentos às suas realidades de trabalho”, afirmou.

A chefe do Núcleo de DST/Aids e Hepatites Virais da SES-PB, Joanna Ramalho, participou da primeira etapa do curso de especialização em vigilância sanitária e ressaltou a importância da especialização como oportunidade de qualificação dos profissionais da saúde. “Estamos com uma expectativa boa em relação ao curso, porque nós enquanto secretaria de saúde da Paraíba, precisamos saber e compreender todas as ações da vigilância sanitária para qualificar nosso processo de trabalho. Além disso, a parceria com o Sírio-Libanês é muito boa, por se tratar de uma instituição conceituada, o que vem a qualificar mais ainda a especialização”, disse.

James Fialho, que já trabalha na área de vigilância sanitária, é aluno do curso de especialização em vigilância sanitária e destacou que toda forma de aprendizado é sempre vem vinda. “O curso é importante para reformular os nossos conhecimentos sobre a temática abordada, além de reverter posteriormente, o que foi assimilado, para os usuários”, concluiu.

Os encontros presenciais dos cursos acontecerão uma vez por mês até novembro de 2016. Nos intervalos entre os encontros serão feitas atividades à distância dentro da plataforma de cada curso, com foco na Educação Permanente em Saúde.