João Pessoa
Feed de Notícias

SES-PB participa de seminário sobre Saúde e Segurança do Trabalhador

quinta-feira, 26 de novembro de 2015 - 17:38 - Fotos:  Ricardo Puppe

Começou na manhã desta quinta-feira (26), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em João Pessoa, o I Seminário Interinstitucional em Saúde e Segurança do Trabalhador. O evento é uma promoção conjunta do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), Governo do Estado, Escola Judicial da 13ª Região e empresas e sindicatos que integram o Getrin (Grupo de Trabalho Interinstitucional).

Contando com a participação de cerca de 300 pessoas, – entre magistrados, servidores, técnicos em segurança do trabalho, peritos, sindicatos, empregados e empregadores – o seminário tem como objetivo discutir temas relacionados à segurança e à saúde do trabalhador, as normas de proteção em vigor e os meios para torná-las efetivas. Na abertura, a secretária executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira, representou o governador Ricardo Coutinho, falou sobre a importância do evento. “A saúde do trabalhador só se faz de forma intersetorial e no nosso Estado temos incentivado fortemente a perspectiva de ampliar a rede de cuidado e proteção à saúde do trabalhador”, disse.

Maura comentou, ainda, sobre dados que revelam uma subnotificação de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. “Em 2014 os bancos oficiais do Ministério da Saúde registraram no estado da Paraíba 743 casos de acidentes e doenças com relação ao trabalho e, entre eles, 12 óbitos. Sabemos que, infelizmente, os números são maiores e, sendo assim, reforçamos o pedido para que as unidades notifiquem os casos para que ações possam ser criadas com eficácia”, explicou.

A secretária executiva salientou que a regra estadual é que as ações comecem desde a atenção básica. “No estado da Paraíba temos 30 unidades de referência, três Centros de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) e um Centro estadual, além de unidades sentinelas espalhadas por todo o Estado com serviços de atenção psicossocial, hospitais gerais e regionais e unidades especializadas. Contudo, observamos que ainda é preciso avançar nessa rede, olhando para cada região de saúde e vislumbrando um centro de referência em saúde do trabalhador em cada uma delas”, destacou.

Ainda durante a solenidade de abertura, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PB), Francisco de Assis Carvalho e Silva, pontuou que os temas saúde e segurança no trabalho são essenciais para todos os trabalhadores. “Este é um evento contemporâneo e plural, envolvendo várias esferas da sociedade. Trata-se de uma iniciativa pioneira em nosso Estado que envolve diversas entidades parceiras engajadas da difícil tarefa de diminuição dos acidentes de trabalho”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Cerâmica de Guarabira e Região, José Roberto Araújo de Melo, participou do Seminário e salientou a importância da qualificação. “É fundamental conscientizar gestores e trabalhadores sobre a prevenção dos acidentes de trabalho, tendo em vista que eles ainda são muito frequentes. Aqui vamos poder tirar dúvidas e aplicar os conhecimentos no nosso dia a dia”, falou.

A cerimônia de encerramento será realizada às 17h30 pelos juízes André Machado Cavalcanti e George Falcão Coelho Paiva, que são gestores do Programa Trabalho Seguro na Paraíba, com premiação e homenagens aos profissionais em Segurança e Saúde do Trabalhador e apresentação do grupo de teatro Justiça em Palco, do TRT.

Mais informações no www.trt13.jus.br