João Pessoa
Feed de Notícias

SES participa do 17º Congresso Paraibano de Cardiologia em João Pessoa

sexta-feira, 17 de agosto de 2012 - 09:03 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

Foi aberto na noite desta quinta (16) o 17º Congresso Paraibano de Cardiologia. O evento, que tem como temática atualidade e praticidade nas questões mais usuais do cardiologista é uma realização da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seccional Paraíba. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, é parceiro do evento.

Faziam parte da mesa de abertura do congresso o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Paraíba, Alexandre de Andrade Negri, o presidente do 17º Congresso Paraibano de Cardiologia, Fábio Almeida de Medeiros, o representante da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sérgio Montenegro, o presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Cirurgia Cardiovascular, Maurílio Onofre Deininger, o representante do Conselho Regional de Medicina, José Mário Espínola, o representante da Unimed João Pessoa, Demóstenes Cunha Lima e o Secretário de Estado da Saúde, Waldson de Sousa. Entre os congressistas estavam médicos, residentes e estudantes de medicina.

O representante da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sérgio Montenegro apresentou uma palestra sobre a cardiologia no Brasil. Ele falou sobre os avanços no tratamento cardiológico no país e sobre prevenção.  Em seguida houve uma apresentação do poeta popular Oliveira de Panelas.

Segundo o Secretário da Saúde, Waldson de Sousa, a SES apoia o evento, pois as cardiopatias são as principais causas de mortes no país e na Paraíba. “A SES está se organizando para constituir a Rede de Urgência e Emergência, tendo como prioridade a Rede de Cardiologia, estreitando a relação do profissional de cardiologia com a SES, considerando a epidemiologia e condições técnicas e administrativas para a implantação do projeto, além dos indicadores”.

De acordo com o presidente do 17º Congresso Paraibano de Cardiologia, Fábio Almeida de Medeiros, o evento acontece anualmente alternando entre as cidades de João Pessoa e Campina Grande. “O Congresso tem o objetivo de integrar os cardiologistas, além de ser uma oportunidade de reciclar e trazer novidades na especialidade. Esse ano traz como prioridade a prática do dia-a-dia, como tratar e prevenir doenças cardiológicas” disse.

Segundo Fábio Medeiros as doenças cardiológicas (AVC e infarto) são causadoras de 34% das mortes no país. “Fatores como a obesidade, o tabagismo, a hipertensão e diabetes contribuem para o aumento das doenças cardiovasculares, e o evento traz novidades como novas drogas, tratamentos, discussão sobre novos tipos de diagnósticos e técnicas cirúrgicas.”

O congresso será realizado até este sábado (18), no Hotel Tambaú, em João Pessoa, e contará com palestras e debates sobre cardiologia.