João Pessoa
Feed de Notícias

SES orienta municípios a intensificar vacinação contra paralisia infantil

segunda-feira, 27 de junho de 2011 - 11:12 - Fotos:  Robério Gadelha

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribuiu nota às 12 gerências regionais de saúde sobre a meta da primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Paralisia Infantil. A intenção é orientar os municípios a elevarem seus esforços em favor da vacinação.

Até a manhã desta segunda-feira (27), de acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) das 295.190 crianças, 82,11% tinham sido imunizadas na Paraíba. De acordo com o Ministério da Saúde, os estados brasileiros devem imunizar 95% da população menor que cinco anos.

A Gerência de Vigilância em Saúde da SES elaborou um gráfico sobre o desempenho da vacinação contra a paralisia infantil com informações colhidas até o dia 25 de junho. Segundo a avaliação, a II Gerência Regional (97,60%) e a XI (101,97%) ultrapassaram a meta prevista sobre a cobertura vacinal. A VI (93,69%) e a VII (90,45%) devem alcançar a meta nas próximas horas.

Estratégia de vacinação – A Secretaria de Saúde recomenda às demais gerências que intensifiquem as visitas aos municípios com baixa cobertura vacinal. A ideia é que as gerências tracem estratégias em parceria com a saúde da família para alcançar a meta proposta pelo MS.

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil teve início no dia 13 de maio, com realização do Dia D em 18 de junho, quando mais de mil postos estiveram abertos na Paraíba e cerca de 5 mil profissionais trabalharam na ação. A primeira etapa de vacinação contra a pólio termina no dia 22 de julho.