João Pessoa
Feed de Notícias

SES oferece serviços de Saúde em evento comemorativo aos 427 anos de João Pessoa

sábado, 4 de agosto de 2012 - 18:52 - Fotos: 

A Secretaria de Estado de Saúde participou, na manhã deste sábado, de evento comemorativo, realizado por uma TV local, em alusão ao aniversário de 427 anos de João Pessoa, oferecendo, gratuitamente, diversos serviços de saúde para a população que passou pelo Largo da Gameleira, no bairro de Tambaú.

Cerca de 30 profissionais do setor de Imunização, do Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis e do Núcleo de DST/Aids e Hepatites Virais da SES, além de técnicos e médicos do Complexo Hospitalar Clementino Fraga e do Hemocentro da Paraíba, atenderam a população local e também aos turistas que visitam a Capital paraibana.

Entre os serviços oferecidos estavam verificação de pressão arterial, testagem de glicose, vacinação contra hepatite B, gripe e tétano, além da distribuição de preservativos, gel lubrificantes e material informativo sobre doenças consideradas crônicas como diabetes, hipertensão e tabagismo. Uma unidade móvel do Hemocentro da Paraíba também esteve no local, possibilitando a coleta de sangue.

A técnica do Núcleo de DST/Aids e Hepatites Virais, Maílza Gomes, acredita que a iniciativa não só promove a saúde dos cidadãos como conscientiza a população sobre a importância da medicina preventiva. “Na ocasião deste tipo de evento, além de oferecer importantes serviços que de fato contribuem para a prevenção das doenças, como é o caso da imunização contra a hepatite e a gripe, nossos técnicos ainda oferecem orientação à população sobre diversas medidas preventivas e cuidados que, por falta de tempo ou informação, muitas pessoas deixam de tomar. Ações sociais como esta são ótimas oportunidades que temos de levar saúde à população de forma gratuita, sem depender que o próprio cidadão procure o serviço”.

Cerca de 200 pessoas foram atendidas no Largo da Gameleira, entre elas, a professora Sandra Maria Alves. “Verifiquei minha pressão, fiz o teste de glicemia e ainda tomei vacinas contra tétano e a gripe. Aproveitei o serviço e acredito que este tipo de ação seja realmente a melhor forma de celebrar o aniversário da cidade, pois ajuda, de fato, seus moradores. Gostei muito”, resumiu a professora.

Para a assistente social do Hemocentro da Paraíba, Roseane Figueiredo, a disponibilização das coletas externas de sangue é fundamental na divulgação do serviço e no incentivo para que mais pessoas tornem-se doadoras. “O Hemocentro da Paraíba realiza coletas externas de forma periódica, com agendamento para todo o mês. Desta forma, o doador encontra o serviço mais próximo de si e não precisa se quer se deslocar para ajudar a salvar vidas com sua doação”.

Para obter mais informações a respeito dos locais e datas em que ocorrem as coletas externas de sangue a população pode entrar em contato com o próprio Hemocentro da Paraíba através do telefone (83) 3218-7600.