João Pessoa
Feed de Notícias

SES monta atendimento em Santa Rita para vítimas das chuvas

sexta-feira, 6 de maio de 2011 - 12:41 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está montando serviço de atendimento às famílias afetadas pelas cheias em decorrência das chuvas em Santa Rita. As 367 famílias que ficaram desabrigadas na Praça João Pessoa e numa área do Rio Negro estão sendo encaminhadas para escolas.

As vítimas de acidentes com animais peçonhentos estão sendo recebidas pela Unidade de Pronto Atendimento de Santa Rita (UPA). O local, que também será referência para os municípios vizinhos, vai disponibilizar aplicação de soros antiofídico, anti-rábico e antitetânico a partir deste final de semana.

Uma equipe com 20 profissionais (médicos e enfermeiros) está sendo capacitada nesta sexta-feira à tarde sobre a prescrição, administração do tratamento e conservação dos soros. O treinamento será realizado pelo médico infectologista Francisco de Assis, da equipe do Controle de Zoonoses e Imunização da SES, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita.

Segundo Júlia Vaz, da Gerência de Vigilância em Saúde da SES, na próxima terça-feira, outra ação estará sendo realizada com a qualificação para o atendimento a pacientes com suspeita de leptospirose e dengue baseado na classificação de risco. Outra recomendação da SES é intensificar a vacinação nas áreas afetadas com busca ativa em crianças e idosos com calendário vacinal em atraso e fazer o monitoramento da água para o consumo humano.

“Além de treinarmos os profissionais também estamos fazendo a distribuição de hipoclorito de sódio para prevenção das doenças diarréicas agudas e cólera, e de medicamentos como paracetamol. Levamos ainda material educativo que orientam como agir no momento das enchentes e nos alojamentos. Também orientamos sobre os riscos de dengue, leptospirose, acidentes por animais peçonhentos, influenza, cólera”, destaca Júlia Vaz.