João Pessoa
Feed de Notícias

SES marca presença em comemoração ao Dia Municipal da Paz no Trânsito

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013 - 16:39 - Fotos: 

“Um momento para que as pessoas reflitam mais sobre as atitudes, responsabilidades e deveres no trânsito, além de ser uma oportunidade para um grito pedindo paz”,  essa foi a definição que os familiares de vítimas de acidentes de trânsito deram para o evento ocorrido nesta quinta-feira (24) , no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, em João Pessoa, em comemoração ao Dia Municipal da Paz no Trânsito.

Para compor a mesa foram convidados o Secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, Carol Lopes filha de Fátima Lopes, O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-PB (OAB-PB), Odon Bezerra, o Vereador Bruno Farias (PPS), O Tenente Coronel Paulo Sérgio do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Paraíba (BPTran), o patrulheiro da PRF, Cledson Augusto Ferreira, Almir Laureano da Federação Espírita, Pe. Zé Carlos representando a igreja Católica, além de outras autoridades do trânsito e familiares de vítimas de acidentes de trânsito.

O Dia Municipal da Paz no Trânsito foi instituído pela Lei 11.973/2010, proposta pelo vereador Bruno Farias (PPS). Este é o terceiro ano que o evento acontece. As atividades ocorrem em memória da defensora pública Fátima Lopes, que morreu em acidente de trânsito na Avenida Epitácio Pessoa, e das demais vítimas da violência no trânsito.

A campanha pela paz no trânsito tem o apoio da Fundação Fátima Lopes, Governo do Estado da Paraíba, OAB-PB, Funjope, Detran, BPTran, Semob, Polícia Rodoviária Federal, Hospital de Trauma, Cruz Vermelha, Samu e empresa Transnacional.

Familiares de pessoas que morreram no trânsito deram depoimentos relacionadas ao momento de dor e perda que viveram. “Como médico posso afirmar que uma das cenas mais chocantes que presenciei em toda a minha carreira de medicina foi quando presenciei o corpo de minha irmã sem sinais de vida em uma maca do hospital, após um acidente de carro”, disse Otávio Lopes, irmão de Fátima Lopes.

Números dos Hospitais de Trauma

O número de ocorrências registradas no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, entre o último dia de 2012 e o primeiro dia de 2013 caiu 35,3% em relação ao mesmo período do ano passado. A queda de quase 50% no número de acidentes de motocicleta, campeã no número de ocorrências, foi o principal motivo da redução nos atendimentos. Os acidentes de automóvel (-37,5%) e os atropelamentos (-33,3%) também registraram queda.

Hospital de Trauma de João Pessoa
NATAL
Motivo

Jan

Automóvel

14

Bicicleta

6

Moto

100

Ônibus

0

Atropelamento

20

Total

140

* números do dia 22 ao dia 25
ANO NOVO
Motivo

Jan

Automóvel

10

Bicicleta

11

Moto

81

Ônibus

0

Atropelamento

12

Total

114

* números do dia 29 ao dia 1º

 

Já o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luis Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, atendeu 1.161 pacientes, entre urgências e emergências entre os dias 22 e 25 de dezembro.

No período de 29 de dezembro a 1º de janeiro deste ano foram 1.093 pacientes atendidos no Hospital de Trauma de Campina Grande, entre urgências e emergências.