João Pessoa
Feed de Notícias

SES leva ao quartel ações de saúde para atender bombeiros e seus familiares

domingo, 22 de maio de 2011 - 13:47 - Fotos: 

Nesta terça-feira (24), a Secretaria de Estado Saúde (SES) vai até o Quartel do Corpo de Bombeiros de Marés, em João Pessoa, para promover o dia de “Vigilância no Quartel”. O programa levará aos militares e seus familiares exames de sangue, glicemia, exame de próstata, verificação de pressão arterial e outros. A ação surgiu de uma solicitação do comando do Corpo de Bombeiros preocupado com a saúde da tropa e será estendida às demais corporações do Estado.

“Desde o início desta gestão, o comando do Corpo de Bombeiros tem se preocupado com a saúde da tropa e com isso melhorar o condicionamento físico dos militares. Foi quando surgiu a parceria entre o comando e a Secretaria de Estado da Saúde”, disse a chefe do departamento de educação física, Sabrina do Nascimento Silva.

Segundo Júlia Vaz, da gerência executiva de Vigilância em Saúde da SES, o evento vai ser oferecido para outros quartéis. “Vamos começar pelo Corpo de Bombeiros, mas já recebemos a solicitação da Polícia Militar para levarmos a ação para outros quartéis”, afirmou.

Ações da saúde – Além dos exames de sangue e pressão arterial, a equipe da saúde também vai oferecer atendimento médico, odontológico e dicas sobre HIV/Aids com distribuição de preservativos. Uma nutricionista vai avaliar o índice de massa corporal dos militares e orientar sobre alimentação saudável.

Uma unidade móvel do Hemocentro fará coleta de sangue. “Aproveitaremos para levar o Hemocentro, já que estamos com o estoque baixo. Com certeza, os militares vão ajudar a elevar o estoque de sangue que é enviado aos hospitais”, disse Júlia Vaz. A ação estará oferecendo ainda em parceria com o Boticário dicas de maquiagem para as oficiais.