João Pessoa
Feed de Notícias

SES inicia distribuição de vacinas contra influenza A

quarta-feira, 3 de março de 2010 - 14:47 - Fotos: 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) começou a distribuir, na manhã desta quarta-feira (3), as primeiras 55 mil doses da vacina contra a influenza A (H1N1) para os 12 núcleos regionais da Paraíba, que farão a distribuição aos 223 municípios paraibanos. Na segunda-feira (8), a vacinação tem início em todo o País, apenas para dois grupos prioritários: a população indígena e os profissionais da saúde. Na Paraíba, a campanha de vacinação tem como meta imunizar 1.750.000 pessoas, até o dia 21 de maio.

O coordenador de Imunização da SES, Walter Albuquerque, explicou que o Ministério da Saúde dividiu a população-alvo da campanha por grupos prioritários. “O Brasil não tem doses suficientes para vacinar toda a população de uma vez só. Baseado na situação epidemiológica do país, em 2009, o Ministério da Saúde elegeu grupos prioritários, montou um calendário e está enviando as vacinas aos estados, por etapas”, disse.

Ele destacou que todos os profissionais das 12 regionais de saúde envolvidos na campanha foram capacitados para aplicar as doses e repassar as informações. A vacinação, segundo Walter Albuquerque, é necessária para evitar uma segunda onda da doença no Brasil. “O Ministério da Saúde decidiu fazer a imunização contra a influenza A como vem acontecendo em outros países, como Estados Unidos e Canadá, para evitar uma nova pandemia da doença, que pode ser pior do que a do ano passado”, alertou.

Segundo grupo – Após a vacinação dos indígenas e profissionais da saúde, que acontece entre 8 a 19 deste mês, será a vez das gestantes. Elas serão imunizadas do dia 22 de março a 21 de maio. Também começam a ser vacinados no dia de 22 de março os doentes crônicos e as crianças de seis meses a dois anos.

Para evitar que as pessoas que não estão dentro dos grupos prioritários recebam as doses da vacina, a SES está recomendando que a população leve um documento de identificação pessoal. “Quem está dentro do grupo formado por doenças crônicas e não está na faixa etária prioritária, deve levar atestado ou laudo médico sobre a doença”, destacou Walter Albuquerque.

Calendário – O calendário está definido da seguinte forma: de 8 a 19 de março será vacinado o grupo formado pelos indígenas e trabalhadores da saúde; de 22 de março a 7 de maio serão as gestantes; de 22 de março a 2 de abril são os doentes crônicos e as crianças de 6 meses a dois anos;  de 5 a 23 de abril segue a vacinação para quem tem entre 20 a 29 anos; de 24 de abril a 7 de maio são os idosos com doenças crônicas e, por último, de 10 a 21 de maio vão ser vacinadas as pessoas na faixa etária de 30 a 39 anos de idade.
 

Assessoria de Imprensa da SES-PB