João Pessoa
Feed de Notícias

SES inicia campanha de vacinação contra paralisia infantil neste sábado

terça-feira, 12 de junho de 2012 - 09:12 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia, neste sábado (16), a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil. A abertura da campanha será realizada no município de Pedro Régis, na Praça da Igreja Matriz, e vai contar com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza.

A SES distribuiu 330 mil doses da vacina oral contra paralisia infantil nas Gerências Regionais do Estado. Segundo a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Missânia Moreira, a meta é vacinar 259 mil crianças menores de 05 anos (até 04 anos, 11 meses e 29 dias).

A paralisia infantil, também conhecida como poliomielite, é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por vírus, e caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Ela foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar que seja reintroduzido nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos.

A paralisia infantil está erradicada, nas Américas, desde 1994. O último caso no Brasil aconteceu no ano de 1989, na cidade de Sousa (PB). De acordo com Missânia, é imprescindível que as mães levem seus filhos. “Pedimos que todas as mães de crianças menores de 05 anos não deixem de levar seus filhos aos postos de vacinação para serem imunizados contra a poliomielite, pois só com a vacinação podemos manter a erradicação da doença no país”.

A Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil vai até o dia 06 de Julho.