Fale Conosco

24 de abril de 2012

SES inicia campanha de vacinação contra Influenza A e B na Baía da Traição



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai lançar no próximo dia 5 de maio, no município de Baía da Traição, às 9h, a Campanha de Vacinação 2012 contra Influenza A e B, que se prolongará até o dia 25. Neste ano, mais um grupo prioritário foi introduzido pelo Ministério da Saúde (MS): as pessoas privadas de liberdade. A meta é vacinar 80% das 638.943 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

Também são prioritárias para receber a vacina as crianças de seis meses a menores de dois anos, mulheres gestantes, profissionais que trabalham na área da saúde, indígenas e pessoas com 60 anos ou mais. As pessoas privadas de liberdade serão vacinadas após o dia 25. “Recebemos as vacinas na última sexta-feira e nesta terça-feira (24) começamos a distribuição para todas as gerências regionais de saúde e para os municípios”, informou a chefe do Núcleo de Imunizações, Missânia Moreira.

Ela explicou que o Ministério da Saúde decidiu introduzir a população carcerária entre os grupos prioritários porque vive em ambientes fechados com agrupamento de pessoas. “O risco de contaminação nessa situação acaba sendo maior porque se um deles é contaminado, pode infectar todos os demais”, observou Missânia.

Em 2011, a SES conseguiu superar a meta preconizada pelo MS e vacinou 87,21% do público alvo da campanha. Apenas dois grupos tiveram vacinação abaixo da meta: os indígenas, que foram 78,68% vacinados, e as gestantes, que foram 60,74% vacinadas. “O Ministério da Saúde e a SES reforçam o apelo às gestantes para que participem da campanha porque são elas que mais resistem à vacinação. O Programa Nacional de Imunizações vem registrando que esse público ainda deixa de se vacinar e, por isso, está reforçando o convite”, enfatizou Missânia Moreira.