Fale Conosco

27 de novembro de 2011

SES implanta jogos escolares infantis sobre o combate à dengue



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) irá implantar, na próxima quarta-feira (30), no município de Diamante, os jogos escolares infantis ‘Olimpíadas de Combate à Dengue’, para educar e instruir as crianças de 4 a 10 anos de idade sobre as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Ainda será marcada a entrega dos jogos educativos também nos municípios de Santana dos Garrotes e Emas, que já firmaram compromisso de participar do projeto. Os jogos já foram entregues na cidade de Alagoinha.

A entrega dos 500 jogos acontecerá a partir das 8h e contará com a mobilização de funcionários das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação. A distribuição dos jogos faz parte do trabalho de prevenção e combate à dengue no período de baixa incidência, previsto no Plano de Ação para o Verão. Em Alagoinha, 1,2 mil crianças de 4 a 10 anos matriculadas em três escolas do município receberam os jogos.

Outras cidades da mesma região de Diamante também serão visitadas pela equipe da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs) para que seja acordado com os prefeitos e secretários municipais de saúde a entrega dos jogos educativos. A SES investiu R$ 77 mil na aquisição dos jogos infantis para trabalhar com crianças em escolas, ensinando sobre os cuidados de prevenção e tratamento da doença.

“É importante esse trabalho educativo porque temos que criar nas crianças, desde cedo, a consciência do cuidado de combate à doença e a necessidade das ações de vigilância dos focos do mosquito. Dessa forma vamos educar as crianças e permitir que elas cresçam com a responsabilidade de também contribuir para o combate à doença”, disse a gerente da Gevs, Júlia Vaz.