Fale Conosco

25 de abril de 2016

SES faz balanço de ações educativas do Comitê para Monitoramento de Acidentes no Trânsito



As ações de educação de trânsito realizadas pelo Comitê Operativo para Vigilância e Monitoramento dos Acidentes de Trânsito neste final de semana obtiveram êxito tanto em João Pessoa como em Campina Grande, segundo avaliação do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Em João Pessoa, as ações ocorreram na noite de sexta-feira (22), a partir das 20h, nas imediações do Shopping Manaíra, onde, entre as atividades, foram feitas abordagens e distribuição de material educativo, com o objetivo de conscientizar a população para o risco do consumo de álcool e direção, por meio da educação de trânsito e ainda houve fiscalização integrada com o intuito de salvar vidas. Já no domingo (24), das 8h às 13h, as atividades aconteceram em Campina Grande, no Parque da Criança, e à tarde nas proximidades do Estádio Amigão.

De acordo com a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho, a escolha dos locais para as ações na sexta e domingo foi pelo fato de que em ambas as cidades foram realizados eventos com grande circulação de pessoas e as abordagens foram feitas logo na entrada dos locais. Na capital, foi realizado um show musical e em Campina Grande um jogo de futebol. 

“As ações de educação de trânsito foram realizadas com sucesso em João Pessoa. Em virtude do show agendado para a sexta-feira, a circulação de pessoas foi muito intensa. Vários jovens foram abordados e a equipe aproveitou para conscientizá-los que álcool e direção não combinam e que a diversão pode ocorrer com responsabilidade”, informou a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho. Ainda na sexta-feira (22), as ações de educação de trânsito continuaram por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTran) durante a fiscalização da Lei Seca.

Já em Campina Grande, as atividades envolveram crianças, jovens e adultos. “Na Rainha da Borborema, a ação aconteceu no Parque da Criança. Aos domingos, é grande a quantidade de pessoas que passam por lá, de várias faixas etárias. A equipe repassou as mensagens de maneira lúdica”, disse Gerlane.

As ações integradas envolvem os membros do Comitê Operativo, do qual participam a Secretaria de Estado da Saúde (SES); Detran-PB; Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP); Polícia Civil; BPTran; Corpo de Bombeiros; Departamento de Estradas e Rodagem – DER; PRF; Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo (Semob-Cabedelo); Samu-JP e Associação Nordestina de Resgate e Administração de Emergências (Andrae).

“As ações do Comitê interagem com os trabalhos de rotina dos órgãos responsáveis pelo trânsito para reforçar a importância de alertar os motoristas e todos os condutores dos veículos sobre práticas responsáveis, no intuito de prevenir acidentes evitáveis, principalmente pela mistura perigosa de álcool e direção”, explicou Gerlane Carvalho.

Também na sexta-feira (22), em João Pessoa, e no domingo (24), em Campina Grande, foram realizadas fiscalizações por meio das Ações Integradas pelo Comitê Estadual de Trânsito/Projeto Vida no Trânsito.