João Pessoa
Feed de Notícias

SES faz balanço de ações contra o Aedes Aegypti em videoconferência com o Ministério da Saúde

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016 - 16:04 - Fotos: 

Com o objetivo de fazer um balanço das ações de combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus – a Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou, na manhã desta quinta-feira (18), de videoconferência com equipe da Sala de Situação Nacional (Ministério da Saúde – Brasília).

Participaram da reunião representantes da SES (área técnica da pessoa com deficiência, Vigilância Ambiental, Vigilância em Saúde) Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PB), Polícia Militar, Exército, 1ª Gerência Regional de Saúde, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), INSS, Departamento de Informática do SUS (DataSus), além do Ministério da Saúde em âmbito estadual e federal.

“A videoconferência faz parte de uma agenda permanente da SES todas as quintas-feiras. Através desta reunião, recebemos recomendações e direcionamentos adequados às diretrizes nacionais no que diz respeito ao combate ao mosquito Aedes aegypti e estudo dos agravos causados por ele. Além disso, fazemos um panorama de todas as ações que estão sendo realizadas no estado, desenvolvendo novas estratégias e progressos”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega.

Vários assuntos entraram em pauta, entre eles a parceria com o Exército Brasileiro nas atividades de visitação aos imóveis no estado. “Quase dois mil militares trabalharam no combate ao mosquito no sábado (13). No período de 15 a 18 deste mês, o trabalho de visitas, casa a casa, intensificou, aumentando de 100 para 240 o número de homens do exército (70 em Campina Grande, 70 em Bayeux e Santa Rita, 70 em João Pessoa e 30 em Cabedelo)”, pontuou Renata.

Ainda de acordo com a gerente executiva, as atividades têm avançado. “O combate ao Aedes aegypti não está mais restrito a uma Secretaria de Saúde. A convocação do Governo Federal é que todos os órgãos se envolvam e unam forças para levar informação e ações de saúde para toda a população”, informou.

Atividades educativas nas escolas – Por recomendação do Ministério da Educação, as secretarias estaduais e municipais de saúde devem potencializar as ações educativas nas escolas, desencadeando atividades de enfrentamento que mobilizem alunos e profissionais no combate ao Aedes aegypti.

Na Paraíba, foram elencados três municípios prioritários: João Pessoa, Campina Grande e Patos. Na capital, o Dia “D” da Educação para mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti acontece nesta sexta-feira (18), às 9h, na Escola Mestre Sivuca, em Mangabeira. Além de representantes das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Educação, está confirmada a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

Ações:

- Mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti;
- Apresentação do Projeto Prima;
- Visita ao Stand com Oficina de construção das mosquitoeiras;
- Lançamento e entrega do selo – Escola que ensina o valor da vida, combate o mosquito Aedes  aegypti;
- Visita às salas temáticas com:
* Sala com exposição do varal de texto (escolha de textos para leitura no coletivo);
* Sala com exposição de desenhos;
* Sala com exposição de Kits da Dengue;
- Apresentação de rap.

Área externa:

- Toldo do Exército com exposição do laboratório de análise da Secretaria de Saúde
do Estado;
- Exposição de vídeos, cartazes, faixas e panfletagem.