João Pessoa
Feed de Notícias

SES faz aula inaugural de especialização em Gestão do Trabalho

segunda-feira, 12 de março de 2012 - 13:12 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou nesta segunda-feira (12), o Curso Descentralizado de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, para gestores da rede pública estadual e municipal de toda Paraíba. A pós-graduação latu sensu é direcionada aos gestores da rede pública de saúde no Estado e nos municípios. A primeira turma tem 35 alunos das cidades de Sapé, Esperança, João Pessoa, Mamanguape, Jacaraú, Santa Luzia, Pocinhos, Boqueirão, Cabedelo, Caturité, Guarabira, Várzea, Natuba, Campina Grande, Barra de Santana, Pedras de Fogo e Matinhas.

A abertura do curso aconteceu no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa. A oferta do curso de especialização foi possível com a adesão ao Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS (ProgeSUS), do governo federal, de acordo com o Edital nº 13 de 19 de outubro de 2011 da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, publicado no Diário Oficial da União.

Os cursos terão duração de oito meses. De acordo com a diretora do Cefor-PB, Márcia Rique, a coordenação do projeto será de responsabilidade do Centro em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), que será a certificadora dos cursos. Os conteúdos e atividades – aulas, seminários, painéis, estudos de caso e exercícios – serão elaborados de modo a estimular propostas de redefinição dos processos de trabalho e enfatizar a análise crítica da realidade cotidiana.