João Pessoa
Feed de Notícias

SES encerra Especialização em Política e Gestão do Cuidado, com Ênfase no Apoio Matricial

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012 - 18:56 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, nesta quinta-feira (13) pela manhã, no Hotel Xênius, no Cabo Branco, em João Pessoa, a solenidade de encerramento da “Especialização em Política e Gestão do Cuidado, com Ênfase no Apoio Matricial”. O Curso semipresencial, de 360 hora/aula, aconteceu de novembro de 2011 a dezembro de 2012, para apoiadores matriciais do município de João Pessoa e do Estado e foi coordenado pelo Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB.

Durante a solenidade, o secretário da Saúde, Waldson Dias de Souza, destacou a importância do trabalho do Cefor-PB na qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), a exemplo do Curso que está sendo encerrado.  “Através desta Especialização, será possível produzir mais organização de rede, no campo da saúde; definir critérios e parâmetros para implantação de novos serviços; discutir e entender as necessidades regionais, a partir das demandas dos usuários do SUS, nos 223 municípios paraibanos”, afirmou.

Participaram também da solenidade de encerramento as representantes do Ministério da Saúde, Rejane Vieira, apoiadora das Redes de Atenção da Paraíba, e Evelyn Bezerra, da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde .

Para o turno da tarde e nesta sexta-feira (14) o dia todo, estão previstas as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ao todo, são 58 trabalhos e entre os temas estão: “A importância do apoio matricial na Atenção Básica de Saúde do trabalhador”; “O cumprimento das 40 horas pelos médicos da Atenção Básica de Saúde”; “Situação epidemiológica da hanseníase em uma região de saúde”; “O apoiador matricial no combate a dengue”; “Avaliação do acesso e qualidade no pré-natal em um município”; “Estruturação física da rede materna infantil na 2ª região de Saúde da Paraíba” e “Avaliação do processo de trabalho na efetivação das notificações compulsórias de casos de Leishmaniose no Vale do Piancó – Região Semi-árida da Paraíba, no período de 2007 a 2012”.

Esta foi a primeira Especialização realizada pelo Cefor-PB, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O diretor geral do Centro Formador de Recursos Humanos, Volmir Brutscher, falou da Especialização como um espaço para qualificar a atuação dos apoiadores à gestão junto aos municípios.  “Isso porque o objeto de estudo da Especialização foi o próprio processo de trabalho desses apoiadores. E, à medida que se qualifica o trabalho, melhora a gestão e, consequentemente, aperfeiçoa o SUS e o acesso aos serviços de saúde. Ou seja, foi uma semente lançada que vai gerar muitos frutos para o SUS, a médio e longo prazos”, ressaltou.