Fale Conosco

26 de fevereiro de 2013

SES encerra Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) encerrou, na manhã desta terça-feira (26), o Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. A solenidade aconteceu no Hotel Xênius, na praia do Cabo Branco, e contou com a presença dos participantes do curso.

A coordenadora Nacional do Curso de Especialização, Neuza Moyses, do Programa Progesus, explicou que a especialização teve como principal objetivo qualificar os gestores na área de gestão e recursos humanos para que esses profissionais possam oferecer um serviço cada vez melhor à sociedade.

Ela disse que os cursos de Especialização foram iniciados em março de 2007 com uma turma única de 120 alunos e a partir de 2008 o curso foi descentralizado para vários Estados. Este é o 24º curso e a Paraíba participa pela primeira vez dessa especialização formando 31 profissionais. As aulas aconteceram no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor).

A secretária do curso, Quézia Leite explicou que desta especialização participaram secretários de saúde de vários municípios, além de gestores da própria Secretaria de Estado da Saúde. Ela disse que durante o curso esses profissionais elaboraram projetos de pesquisas que poderão ser implantados em seus municípios. “A especialização se propôs a formar  profissionais da área de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde no SUS para conduzir propostas de políticas públicas em saúde e liderar processos de mudanças nas estruturas organizacionais da área”, disse
.
Na Paraíba, a oferta do curso de especialização foi possível por meio de adesão ao Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS (ProgeSUS), do Governo federal. Os conteúdos e atividades – aulas, seminários, painéis, estudos de caso e exercícios – foram elaborados de modo a estimular propostas de redefinição dos processos de trabalho e enfatizar a análise crítica da realidade cotidiana.

A subgerente de Planejamento e Orçamento da SES, Selda Gomes, afirmou que a especialização serviu para formar gestores especialistas para a área de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, apoiar e orientar o desenvolvimento de habilidades, gerando competências para as ações e atividades do Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado da Paraíba.

Presenças – Participaram da solenidade, além da coordenadora Nacional do Curso de Especialização, Neuza Moyses, do Programa Progesus, a representante da Gestão da Regulação e Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde, Eliane Pontes, a representante do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde, Alana Barreto, do Centro Formador Recursos Humanos (Cefor),  Elisa Gonsalves, e a subgerente de Planejamento e Orçamento da SES,  Selda Gomes, que, na oportunidade, representou o secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza.