João Pessoa
Feed de Notícias

SES e Sociedade de Pediatria promovem Curso de Reanimação Neonatal

quinta-feira, 13 de maio de 2010 - 14:13 - Fotos: 

Enfermeiros e técnicos de enfermagem de quatro maternidades do Estado estão participando do Curso de Reanimação Neonatal, nestas quinta e sexta-feira (13 e 14). A capacitação está sendo promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP). O evento está acontecendo no auditório da Maternidade Frei Damião, em Cruz Armas, que é referência na Paraíba para gestantes de alto risco.

A gerente de Ações Programáticas e Estratégicas da SES, Juliana Soares, explicou que, neste primeiro momento, o evento é para os profissionais de enfermagem das maternidades de Cajazeiras e Patos, da Frei Damião e Cândida Vargas, em João Pessoa, que atendem os casos de alta complexidade e que estão com UTI neonatal instalada ou para instalar. “De forma gradativa, nós iremos atender a todas as maternidades do Estado, como também estender o curso aos médicos”, garantiu.

Ela explicou que os enfermeiros e os técnicos de enfermagem atuam como paramédicos e por isso precisam de um treinamento para auxiliar a equipe médica desde o momento do parto até o nascimento da criança, dando uma assistência qualificada ao recém-nascido. Além da parte teórica, esses profissionais estão recebendo aulas práticas de como usar os equipamentos na hora da reanimação neonatal e os cuidados com o bebê.

Os participantes do curso estão aprendendo como aspirar à secreção, a posição correta da cabeça do bebê e como abrir as vias aéreas. Todos esses procedimentos fazem parte do processo de reanimação neonatal. Juliana Soares afirmou que o objetivo dessa capacitação é diminuir o número de óbitos em recém-nascidos. Ela disse que a maioria das mortes de bebês ocorre nas primeiras 24 horas de vida e é causada geralmente pela dificuldade de respirar e pela falta de oxigênio.

O curso está sendo ministrado pela coordenadora do evento no Estado, a médica Shamya Rached, da Sociedade Paraibana de Pediatria e pelas instrutoras, Fátima Paiva, que coordena o Setor de Pediatria da Maternidade Frei Damião, Juliana Soares e Ana Daniela.  
                                                 

  Da Assessoria de Imprensa da SES/PB