Fale Conosco

18 de dezembro de 2012

SES e Seap promovem ‘Oficina de Saúde Mental no Sistema Prisional da Paraíba’



As Secretarias estaduais da Saúde (SES) e de Administração Penitenciária (Seap) estão promovendo, em João Pessoa, uma Oficina de Saúde Mental no Sistema Prisional nesta terça (18) e quarta-feiras (19), no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep). Pelo  80 profissionais da saúde estão participando da capacitação.

A coordenadora de Saúde Mental da SES, Shirlene Queiroz, exaltou a iniciativa, especialmente no que diz respeito ao caráter intersetorial do evento. “Esta oficina tem como principal objetivo a construção de uma agenda que promova melhores condições de atendimento à população carcerária, sem descuidar das discussões e medidas que facilitem a reabilitação dos apenados e sua consequente reinserção à sociedade. Assim, é de fundamental importância que possamos intervir na prática cotidiana dos profissionais que atuam diretamente com a população carcerária, sejam eles relacionados propriamente à área da saúde ou os demais”, explicou.

Entre os temas a serem abordados durante toda a oficina estão “Problemas de Saúde Mental Advindos do Encarceramento”, “Orientação Breve e Acolhimento à Emergência em Saúde Mental”, “O Trabalhador do Sistema Prisional”, “O Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas”, “A Atuação dos Trabalhadores no Sistema Prisional na Proteção dos Direitos Humanos”, entre outros.

Para Shirlene Queiroz, as discussões vêm de  encontro da política pública nacional que busca a expansão das redes prioritárias. “Este é um momento em que se discute a expansão de diversas redes prioritárias dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), e precisamos inserir nestas redes a população carcerária e os trabalhadores que atuam junto aos apenados, dando mais qualidade ao atendimento que já é oferecido”. Atualmente, existem na Paraíba onze equipes de saúde que atuam no Sistema Prisional.