Fale Conosco

21 de setembro de 2011

SES e PMJP descentralizam codificação de óbitos para hospitais



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa iniciaram a descentralização da codificação e digitação do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) para os hospitais. É um processo pioneiro no Nordeste que irá desafogar o procedimento que se concentrava na Secretaria de Saúde da Capital.

Gestores e técnicos de hospitais das redes estadual e municipal estão participando de um curso de 40 horas que termina nesta sexta-feira (23) no auditório do Centro de Capacitação de Professores da Prefeitura de João Pessoa (Cecapro).

Estão sendo repassadas as técnicas de codificação de óbitos para que isso seja feito nos próprios hospitais. “Isso trará maior agilidade na informação e, em consequência, será possível os gestores realizarem uma intervenção mais oportuna, já que terão maior controle sobre os óbitos e suas causa. Será possível desenvolver estratégias de prevenção”, enfatizou a chefe da sala de informação da Coordenação de Vigilância Epidemiológica da SES, Ângela Pontes de Aquino.

Participam do curso técnicos e gestores dos hospitais Clementino Fraga, Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho, Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, Ortotrauma, Maternidade Cândida Vargas, Hospital Universitário Lauro Wanderley, Instituto de Medicina legal (IML) e departamentos de áreas indígenas da Fundação Nacional de Saúde na Paraíba (Funasa).