João Pessoa
Feed de Notícias

SES e MS capacitam técnicos para redução da mortalidade infantil na PB

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 - 17:09 - Fotos: 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Ministério da Saúde (MS) realizam nestas terça, quarta e quinta-feira (23 a 25) a Oficina de Qualificação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) para intensificação das ações de redução de mortalidade infantil. A capacitação é destinada a 589 profissionais da Atenção Básica da SES, da Vigilância em Saúde, do Nasf e da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A oficina acontecerá de forma simultânea em João Pessoa, no Versailles; em Campina Grande, no Hotel Marc Center, e em Patos, no Hotel Vale das Espinharas.

A assessora técnica da Gerência Executiva de Atenção Básica em Saúde (Geabs), Emanuelly Paulino Soares, explicou que o Nasf é uma estratégia que chegou recentemente para ampliar a Estratégia de Saúde da Família. A oficina visa dialogar a redução da mortalidade infantil, com a intensificação das ações de pré-natal e atenção à saúde da criança até cinco anos.

“Estaremos com 18 facilitadores do Ministério da Saúde que vão falar sobre o conceito de atenção primária à saúde, diretrizes e a integração das equipes do Nasf com as redes de atenção à saúde. Ao final, os participantes serão multiplicadores. Com o evento acontecendo de forma simultânea, vamos ter a cobertura das quatro macrorregionais de saúde”, disse. Uma das facilitadoras será a coordenadora nacional da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Rosani Pegani.

Municípios prioritários – Na Paraíba, existem 21 municípios prioritários para a redução da mortalidade infantil: Alagoa Grande, Alhandra, Areia, Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, Guarabira, Itabaiana, João Pessoa, Juazeirinho, Mamanguape, Monteiro, Pb atos, Princesa Isabel, Queimadas, Santa Rita, Sapé, Sousa, Taperoá.

Capacitação em saúde mental – A Geabs da SES realiza também na quarta e quinta-feira (24 e 25), no Hotel Ouro Branco, a Oficina de Qualificação em Saúde Mental. “Temos uma agenda de prioridades em áreas estratégicas. Uma delas são as seis equipes que atuam nas penitenciárias atendendo a população carcerária de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita e Guarabira. A oficina é destinada a cerca de 40 profissionais que trabalham nestas equipes”, ressaltou a gerente Liana Maria Costa.

Já na sexta-feira (29), no Hotel Ouro Branco, será realizada a Oficina para Discussão da Desprecarização do Vínculo dos Profissionais da Estratégia de Saúde da Família. O Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Desprecarização do Trabalho no SUS com intuito de buscar soluções para a precarização dos vínculos de trabalho nas três esferas de governo.

Assessoria de Imprensa da SES-PB