Fale Conosco

10 de fevereiro de 2015

SES divulga resultado das inscrições para Residência Multiprofissional em Pediatria no Arlinda Marques



A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB) e da Coordenação do Programa de Residência Multiprofissional  em Pediatria, divulgou, nesta terça-feira (10), o resultado das inscrições homologadas para a seleção de  candidatos às vagas do Programa de Pós‐Graduação na modalidade de Residência  Multiprofissional em Pediatria para o período letivo de 2015.

A duração prevista do Programa de Residência é de 24 meses, com carga horária de 60 horas semanais. O objetivo é especializar profissionais de saúde para trabalhar na atenção às demandas vinculadas à saúde da criança, direta ou indiretamente, buscando a formação complexa e progressiva dos residentes no SUS. Os residentes receberão mensalmente uma bolsa, estipulada pelo Ministério da Saúde, no valor bruto de R$ 2.976,26.

A formação será realizada no Complexo Pediátrico Arlinda Marques, na capital, e na rede de serviços estaduais de saúde da Paraíba, que atua no cuidado da criança e do adolescente (Unidades de Atenção Básica; Centros de Referência, como o Banco de Leite Humano, e Unidades Hospitalares do Estado que oferecem assistência ao grupo infanto-juvenil).

O Arlinda Marques, que é o maior complexo de pediatria da Paraíba, será o principal cenário de práticas da Residência. Prestando assistência a pacientes até os 16 anos de idade, a estrutura física é composta pelo hospital infantil, o ambulatório e a administração. É realizada uma média mensal de 3 mil atendimentos de urgência e emergência no hospital, além de uma média de 11 mil no ambulatório de especialidades. Ao todo, são realizados 33 mil procedimentos no ambulatório.

Estrutura - Segundo o diretor-geral do Complexo Pediátrico Arlinda Marques, Bruno Leandro de Souza, a instituição dispõe de estrutura física que comporta, adequadamente, o desenvolvimento de residência multiprofissional, com sala de reunião, acesso gratuito à internet, biblioteca, secretaria e sala de repouso para os residentes. Os alunos poderão contar com o espaço físico estrutural para a realização de práticas de assistência (urgência e emergência, enfermarias de clínica médica, enfermarias de clínica cirúrgica, UTI geral, UTI cardiológica e neurológica, bloco cirúrgico, leitos cirurgia dia, leitos de observação e estabilização, ambulatórios de pediatria geral e de especialidades, bem como consultórios médicos no ambiente hospitalar, entre outros).

O diretor destacou que o hospital é o centro de referência de triagem neonatal e o Amviva (Ambulatório de Vítimas de Violência); é também centro de referência de imunobiológicos especiais (Crie); entre outros serviços multiprofissionais e especializados. “Vale ressaltar que este Projeto de Residência Multiprofissional em Pediatria foi aprovado pela primeira vez no Estado. Isso é o resultado do empenho da Secretaria de Estado da Saúde, que tem viabilizado e apoiado o projeto, da dedicação de toda a equipe que compõe a Residência, dos profissionais do Arlinda e da Faculdade Santa Emília de Rodat, como instituição parceira”, disse.

De acordo com Gilsandra de Lira Fernandes, presidente da Comissão do Processo de Seleção para a Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e da Comissão de Residência Multiprofissional, entre os pontos positivos da residência destacam-se o aumento na produção das atividades científicas, dos espaços que estão realizando seus rodízios e da construção de novos protocolos clínicos assistenciais. “Um fator muito importante é a influência que nossos residentes exercem sobre os demais profissionais, incentivando-os a procurar se atualizar e se capacitar cada vez mais. Quem sai ganhando com isso são os nossos usuários, que podem desfrutar de uma assistência especializada com excelência nas áreas de cuidado integral à saúde da criança”, afirmou.

VEJA A RELAÇÃO

ENFERMAGEM

AMANDA BEZERRA DA SILVA

ANDREA VALENTE BRAGA

BÁRBARA RAYLLA OLIVEIRA VIANA

CAMILA FREITAS PESSOA DINIZ

CAMILA KARLA DA CUNHA GONÇALVES BRANCO

CAMYLLA VIEIRA DE ARAÚJO

CARLA CRISTIANE DE AZEVEDO LIMA

ELIANE CRISTINA DA SILVA

IRLY MARCELA TAVARES VALERIANO DE GOIS

ISLANI DE BARROS COSTA

JANINE MARQUES MEDEIROS E SILVA

JULIANA FIRMINO DA SILVA

JULIANA MIRANDA BARROS

LAEDNA CARVALHO SOARES

LIDIANE RUFINO DE FRANÇA

LORENA DE FARIAS PIMENTEL COSTA

LUCIANA DA SILVA SOUZA CORREIA

LUMENA CRISTINA DE ASSUNÇÃO CORTEZ

MARIA DAS GRAÇAS RIBEIRO SOUZA VILAR

MARIA JOSÉ ALVES ANACLETO

MARÍLIA LOURENCIO DOS SANTOS

MAYARA RIBEIRO RODRIGUES

MIRIAN MARQUES VIEIRA

NAYARA ALVES DE OLIVEIRA

RAFAELA KALYNA SILVA DOS SANTOS

RAIANE DE BRITO CALDAS

RENATA RABELO PEREIRA

SABRINA ALVES DOS SANTOS

SILVIA VIRGÍNIA PEREIRA DA SILVA

TAMÍRES LANNY CLAUDINO ESTRÊLA LINS

THAIANY BATISTA SARMENTO DE OLIVEIRA

THAMARA GRILO MOREIRA VALINI

THULLY GLEICE MARINHEIRO

VIGÍNIA MARIA PESSOA LIRA

WILLIANE KARINE LIRA BARROS DA SILVA

YULIANI HENRIQUE GOMES

FARMÁCIA

CRYSLAYNE CLARA ESPINOLA DINIZ

DUAILANNE DA SILVA DUALIBE DOMINGUES

ROSELLE CRYSTAL VARELO DANTAS

FISIOTERAPIA

AFONSO RODRIGUES TAVARES NETTO

CAMILA MARIA MENDES NASCIMENTO

CAMILLA DUARTE DE ALMEIDA

FABIANA VILAR GONÇALVES

FAYRUS MARIA SANTOS LEITE

ROBERTO RANIERRE DE OLIVEIRA CARTAXO FILGUEIRAS

SUSANA LÍGIA DA SILVA RODRIGUES

NUTRIÇÃO

FABRÍCIA DE SOUZA FERREIRA

GIANA CARLA LINS DE ALBUQUERQUE MEIRELES

HELOÍSA ALENCAR DUARTE

KEYLHA QUERINO DE FARIAS LIMA

MARIA SHIZUE MOCHIZUKI SILVA

MARINA RAMALHO RIBEIRO

PATRÍCIA BENTO FREITAS FONSECA

RAFAELA CORREIA PINTO

RENATHA SOARES GALDINO DE CARVALHO LACERDA

THAÍS CRISTINA DA SILVA MARIA

VANESSA RESENDE DE LUNA