Fale Conosco

5 de setembro de 2011

SES divulga relação de ONGs com projetos aprovados na prevenção de DST/Aids



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, divulgou a relação das dez Organizações Não-Governamentais (ONGs) que tiveram aprovados os projetos voltados para as ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids). As entidades selecionadas devem apresentar seus documentos para ter direito ao prêmio de R$ 36 mil, cada uma.

O edital para a seleção dos trabalhos foi publicado em junho deste ano, e 14 instituições se inscreveram. A gerente operacional da DST/Aids e Hepatites Virais da SES, Ivoneide Lucena Pereira, explicou que todos os anos o Ministério da Saúde disponibiliza recursos financeiros com o objetivo de estimular as ONGs a elaborar projetos voltados para a prevenção dessas doenças.

Os recursos a serem repassados às entidades vencedoras serão aplicados em ações de caráter preventivo e educativo, direcionadas principalmente à classe jovem e à população vulnerável, como também na melhoria da qualidade de vida das pessoas que convivem com as DST/aids.

Segundo Ivoneide Lucena, com essas ações, a SES quer trabalhar visando o controle da epidemia de HIV/aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Ela lembrou que o Governo do Estado desenvolve uma série de ações em parceria com a sociedade civil e outros órgãos governamentais (federais, estaduais e municipais), com vistas à promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com aids no Estado.

Os projetos aprovados têm como público alvo as pessoas que vivem e/ou convivem com HIV/aids;  mulheres em situação de maior vulnerabilidade (vítimas de violência, com baixa escolaridade, de baixa renda);  gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (GLBT); profissionais do sexo (masculino e feminino); adolescentes, jovens, idosos e homens heterossexuais.

Confira a relação das ONGs que foram selecionadas, com as respectivas notas:

 

1-    Rede Nacional de Pessoas Vivendo e Convivendo com HIV/Aids – nota: 98,7

2-    Cordel Vida – Centro de Orientação e Desenvolvimento pela Vida – nota: 97,0

3-    Missão Nova Esperança – Nota: 96,7

4-    APros – Associação das Prostitutas da Paraíba – Nota:  96,3

5-    Casa da Mulher Renasce Companheira – Nota – 94,0

6-    Ena – Esperança do Amanhã -2011 – Nota: 93,3

7-    Centro da Mulher 8 de Março – Nota: 91,0

8-    Amazona – Nota: 88,6

9-    GAV – Grupo de Apoio à Vida – Nota: 86,0

10- MDS – Missão de Desenvolvimento Social – Nota 83,3

 

Mais informações no endereço eletrônico: www.paraiba.pb.gov.br, no link Editais.