João Pessoa
Feed de Notícias

SES divulga combate e prevenção à dengue no Muriçoquinhas do Miramar

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 - 19:31 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

As crianças que participam do bloco carnavalesco “Muriçoquinhas do Miramar” são o alvo de mais uma ação de caráter preventivo e educativo sobre a dengue que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza na noite desta segunda-feira (13). Vestidos de roupas pretas e máscaras, simbolizando o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, os técnicos da SES e seus familiares realizaram um trabalho junto com crianças, adultos e os comerciantes instalados na concentração do bloco, na Praça das Muriçocas, como também no percurso da agremiação até o Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú.

A secretária Ana Rogéria dos Santos saiu mais cedo do trabalho para levar a filha Jeniffer dos Santos Soares, de apenas 6 anos de idade, para participar do bloco. “Todos os anos eu venho, e agora fui surpreendida com esta bela ação do Governo do Estado em levar ações de prevenção e combate à dengue para essas crianças, como também para nós, adultos”, afirmou.

A odontóloga Márcia Regina do Amorim mora no Estado do Pará e está passando férias na casa de uma irmã, na Praia do Bessa, em João Pessoa. “Sempre tive vontade de conhecer e participar desse bloco, não só o infantil como também o adulto. E essa ideia do Governo da Paraíba em colocar o bloco da dengue no corredor da folia é muito importante, pois acredito que a educação, em todos os âmbitos, deve começar desde cedo, para que no futuro essas crianças sejam verdadeiros cidadãos”, destacou.

Para a ação desta segunda-feira foi confeccionado um estandarte com tema “Cai Fora Dengue” e com dicas de prevenção à doença. Na concentração e no corredor da folia até o Busto de Tamandaré, os técnicos da SES e seus familiares distribuirão cartazes, panfletos e outros materiais educativos com as crianças e com os adultos e comerciantes instalados na área.

Procedimentos – As dicas de prevenção à dengue divulgadas no Bloco Muriçoquinhas do Miramar são as seguintes:

1.    Manter tampadas as cisternas e caixas d’água;
2.    Jogar fora a água dos pneus;
3.    Limpar bem as calhas, tirando as folhas, galhos, pedras e tudo que possa impedir a água de correr;
4.    Virar as garrafas com a boca para baixo para evitar o acúmulo de água;
5.    Lavar toda semana os baldes com escova e sabão;
6.    Colocar o lixo em sacos plásticos e deixar a lixeira sempre fechada.