João Pessoa
Feed de Notícias

SES discute metas para melhorar a saúde básica em 64 municípios

quarta-feira, 24 de março de 2010 - 15:55 - Fotos: 
O II Módulo do Curso de Coordenadores Municipais de Atenção Básica em Saúde, destinado a 64 representantes da 1ª Macrorregional de Saúde da Paraíba, foi iniciado nesta quarta-feira (24), em João Pessoa. A avaliação feita no primeiro dia do evento – que está sendo promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) – mostrou que alguns municípios não atingiram a meta de seis indicadores de saúde: cobertura da Estratégia de Saúde da Família, internações por AVC, internações por diabetes mellitus, pré-natal, baixo peso em crianças de 0 a 5 anos e as condicionalidades do Programa Bolsa Família.

A supervisora da 1ª Macrorregional, Maria de Fátima Moraes, uma das facilitadoras do curso, destacou a necessidade da capacitação, organizada pela Gerência Executiva de Atenção Básica em Saúde (Geabs). “Existem dois indicadores que não temos dados porque foram pactuados este ano. Nos outros quatro indicadores, temos informações até novembro do ano passado. Nestes dois dias, vamos monitorar e avaliar os resultados dos municípios que não atingiram a meta. Esta meta varia com a população de cada localidade”, explicou.

Indicadores na 1ª Macrorregional – Segundo Fátima Moraes, até novembro do ano passado, a meta da cobertura da Estratégia de Saúde da Família não foi atingida em 37 dos 64 municípios que compõem a 1ª Macrorregional. “Esses números da Saúde da Família não correspondem à realidade, porque muitos municípios não atualizam o Sistema de Informação”, explicou.

A meta de redução das internações por diabetes mellitus também não foi atingida em 37 municípios. Apenas um município dos 64 não conseguiu reduzir o número de hospitalizações por acidente vascular cerebral (AVC). Com relação ao atendimento a crianças de 0 a 5 anos com baixo peso só dois municípios não chegaram à meta. “Quando os números de internações ainda estão altos é um sinal de que as equipes da Estratégia de Saúde da Família precisam dar uma atenção maior aos pacientes”, destacou Fátima Moraes.

Fortalecimento do pacto – A Gerência Executiva de Atenção Básica em Saúde está realizando quatro módulos sobre atenção básica nas quatro macrorregionais para a ‘Agenda de Fortalecimento do Pacto pela Saúde’. A ideia é trabalhar o monitoramento e avaliação de metas e indicadores de saúde, junto aos gestores. Ao final dos quatro módulos do curso, a Geabs vai oficializar a entrega dos certificados e propor uma avaliação do momento da formação dos coordenadores. A capacitação continua nesta quinta-feira (25), no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor).
 

Assessoria de Imprensa da SES-PB