João Pessoa
Feed de Notícias

SES coordena mobilização estadual, cuja abertura ocorre no Lar da Providência, em JP, neste sábado

sexta-feira, 7 de maio de 2010 - 15:23 - Fotos: 

Na Paraíba, o ‘Dia D de Vacinação Contra a Gripe’ vai contar com uma estrutura que envolverá 5.420 profissionais de saúde, que estarão distribuídos em 1.540 postos fixos e volantes. O objetivo da mobilização estadual – coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e executada pelos municípios – é abrir oficialmente a Campanha de Vacinação do Idoso (contra a gripe comum) e reforçar a estratégia de vacinação contra a gripe pandêmica H1N1 para todos os grupos prioritários. A SES lembra que gripe e pneumonias mataram 2.676 paraibanos, entre 2005 e 2009, e 71,89% deles eram idosos. Até esta sexta-feira, 42.889 idosos haviam sido imunizados contra a influenza sazonal e 992.508 pessoas estavam protegidas contra a influenza A.

A abertura do ‘Dia D’ será as 8h30 no Lar da Providência Carneiro da Cunha, na Rua Santa Catarina, no Bairro dos Estados, em João Pessoa, e deverá contar com a presença do secretário de Estado da Saúde, José Maria de França. O coordenador de Imunização da SES, Walter Albuquerque, fez um apelo à população indicada para tomar a vacina, principalmente, aos jovens e adultos com idades entre 20 e 39 anos, para que aproveitem o sábado. “Justamente, esse público tem mais dificuldade de ir aos postos, de segunda à sexta, porque trabalha. Esta é a oportunidade”, disse.

Abastecimento – Na quinta-feira (6), a SES recebeu do Ministério da Saúde mais 250 mil doses da vacina contra a influenza sazonal, que foram distribuídas com todas as gerências regionais de Saúde e repassadas aos municípios. A secretaria já havia distribuído outras 160 mil doses, no final do mês de abril. Da vacina contra a H1N1, a Paraíba já recebeu e distribuiu 1,3 milhão. “Estamos prontos. Todos os postos de vacinação estão abastecidos com os imunizantes para atender não só aos idosos, como também a todas as outras pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e precisam tomar a vacina contra a gripe A”, garantiu Walter Albuquerque.

A campanha contra a gripe comum teve início no último dia 26 e se estenderá até 21 deste mês, paralelo à vacinação contra a influenza pandêmica H1N1. A meta da Paraíba é vacinar 80% da população idosa com 60 e mais de idade, estimada em 410.140 pessoas. No ano passado, a Paraíba superou a meta, imunizando 352.619 idosos, o equivalente a 85,98% da população-alvo. Contra a gripe A, a meta é vacinar, pelo menos, 80% dos 1.750.172 paraibanos dos grupos prioritários. A estratégia de vacinação contra a gripe pandêmica foi iniciada no dia 8 de março. Fazem parte dos grupos prioritários crianças de 6 meses a 2 anos, grávidas, jovens e adultos entre 20 e 39 anos, indígenas, doentes crônicos e profissionais de saúde.

 

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB