João Pessoa
Feed de Notícias

SES comemora Dia Mundial da Saúde com diversas ações no Ponto de Cem Réis

segunda-feira, 8 de abril de 2013 - 17:53 - Fotos:  Ricardo Puppe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, na manhã desta segunda-feira (8), no Ponto de Cem Réis, diversas ações de Promoção à Saúde em alusão ao Dia Mundial da Saúde, que foi comemorado no domingo (7).  O evento foi realizado em parceria com a Associação Médica da Paraíba, Sociedade de Pneumologia da Paraíba, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) e as faculdades de Ciências Médicas e UNIPÊ.

Durante toda a manhã foram realizadas ações como Avaliação Nutricional, Verificação de Pressão Arterial, Testes de Glicemia, Teste de Fargestron (para avaliar a dependência a Nicotina), Espirometria (teste que mede a capacidade pulmonar), Monoximetria (mede a concentração de Monóxido de Carbono nos pulmões dos fumantes), além de distribuição de preservativos, gel lubrificante e material educativo.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho, o objetivo é divulgar a boa qualidade de vida, difundibdo a ideia da promoção da saúde por meio da prática de atividade física e alimentação saudável. “A gente busca atingir uma demanda espontânea aqui no Ponto de Cem Réis, um público que não busca tanto a parte de atendimento nas unidades de saúde, e queremos fazer esse alerta, essa divulgação quanto a questão dos fatores de risco, a questão da alimentação inadequada e da inatividade física”, disse.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia na Paraíba, o cardiologista Alexandre Negri, é importante que a população tenha o hábito de cuidar da saúde. “Nesse evento buscamos mostrar a importância de cuidarmos da saúde sempre, não só um dia, em datas como esta, mas todos os dias esses cuidados devem fazer parte do cotidiano das pessoas”, disse o cardiologista.

De acordo com a diretora técnica de Ciência e Tecnologia da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), é importante combater os riscos à saúde. “Nós da Agevisa estamos participando dessa Campanha Mundial de Saúde, mostrando que nós também cuidamos da nossa saúde quando combatemos os riscos. O Governo do Estado tem essa preocupação, esse olhar de combate aos fatores de risco à saúde”, disse.

Para Gerlane Carvalho, é importante que a população reveja alguns hábitos, para assim prevenir possíveis doenças. “Quem não frequenta ou não pode ir a uma academia, por exemplo, pode caminhar. Quem não pode caminhar, pode fazer alguma outra coisa, contanto que tente estar fazendo uma atividade física, dentro do seu tempo e limite. É importante que a gente procure se mexer mais e se alimentar melhor, assim não teremos uma população com tantos problemas de saúde”, concluiu.